Nos debates acerca das propostas centrais estabelecidas na Reunião Ampliada Extraordinária Virtual da Fenajufe – acalorados e nada deixando a desejar em relação às reuniões presenciais – prevaleceu a proposta de construção de greve imediata. Com 54 votos favoráveis, 35 contrários e 2 abstenções, a Greve Sanitária Já foi aprovada, como forma de proteger a vida de servidores, servidoras e cidadãos.
Um dos argumentos que sustentaram a posição pela Greve Sanitária é a incapacidade de unidades do Judiciário Federal garantirem a segurança sanitária de quem trabalha na Justiça Eleitoral, quiçá, na linha frente de uma eleição. Além de estruturas físicas comprometidas com pouca ou nenhuma circulação de ar, ainda são máscaras e sanitizadores de mão de qualidade duvidosa e até mesmo EPIs de baixa qualidade, segundo denunciado por servidores do segmento.
Também houve preocupação, nas defesas, com a situação de quem já está trabalhando ou nunca parou, como é o caso dos Agentes de Segurança, Oficiais de Justiça e pessoal como TI e suporte. Desta forma, será intensificada a pressão junto a tribunais para a garantia da integridade sanitárias destes servidores(as), sob pena de responsabilização dos gestores.
Fora Bolsonaro
Também foi aprovada por 72 votos a favor, 8 contra e 3 abstenções, a adesão irrestrita ao movimento Fora Bolsonaro, Mourão, Guedes e todo o governo.
A aprovação contempla propostas que foram apresentadas previamente e durante a Ampliada. O texto final com a posição da Fenajufe será construído na Direção Executiva, pelas forças que compreendem o coletivo.
Com o #ForaBolsonaro a Fenajufe orienta às entidades não só a adesão, mas o fortalecimento da campanha nos estados. Nos próximos dias a Federação irá desenvolver a identidade visual para divulgação junto ao manifesto construído na Direção.
Nova Ampliada em 19 de setembro
Como forma de racionalizar os trabalhos e a apreciação das mais de 50 propostas apresentadas, a Mesa levou proposta ao Plenário Virtual para realização de nova Ampliada em 19 de setembro, onde serão discutidas aquelas proposições destacadas neste dia 22 e não apreciadas.
Nova convocação com os detalhes da reunião de setembro serão publicados em breve.
Luciano Beregeno, da Fenajufe