ATA DA 3ª REUNIÃO DO CONSELHO FISCAL
Aos 07 de maio de 2005, às 18:00h, em Brasília, na sede da FENAJUFE, em conformidade ao Estatuto, Seção IV, artigo 29 e seus parágrafos, o Conselho Fiscal da FENAJUFE, reuniu-se para elaborar o relatório dos trabalhos efetuados em 06 e 07 de maio de 2005, para apreciação das contas da Entidade, estando presentes os seguintes membros: Lúcia Maria Bernardes de Freitas, Devair de Souza Lima e Pedro Manoel dos Santos Neto, foram analisadas as contas do período de novembro/2004 a abril/2005 e conforme a documentação e registros contábeis não foi constatada nenhuma irregularidade.
Segue em anexo o Resumo Financeiro do referido período.
Os conselheiros reuniram-se com o auditor Kleuber Cavalcante Lima, da empresa Elite Assessoria, Contabilidade e Auditoria Ltda, o qual, após dar algumas informações de como o Conselho Fiscal deve realizar o seu trabalho, recolheu os meses de julho e novembro de 2004 para auditagem, aguardando a contabilização do movimento de abril/2005 para concluir a sua análise. Tão logo o referido auditor apresente o seu parecer o Administrador da Fenajufe está encarregado de dar conhecimento do seu teor aos Conselheiros, que pela Internet, completarão o seu relatório. Caso seja apontada alguma irregularidade a presidente do Conselho Fiscal convocará imediatamente uma reunião extraordinária com os seus membros, de modo a analisarem e deliberarem sobre as providências cabíveis, no sentido de sanar o eventual problema. De qualquer sorte fica desde já convocada uma reunião dos membros efetivos do Conselho antes do início da Plenária, em Vitória-ES.
A contratação da auditoria foi atendendo a determinação do IV CONGREJUFE, realizado em São Paulo, onde ficou deliberado que se realizasse uma auditoria independente uma vez por ano.
O Conselho Fiscal solicita à diretoria da Fenajufe a atualização dos dados das entidades relativos à arrecadação, número de filiados, filiação à CUT e percentual de desconto dos filiados, pois até a presente data as entidades que apresentaram foram: Sinjeam/AM, Sinpojufes/ES, Sindissétima/CE, Sinje/CE, Sinjufego/GO, Sintrajufe/MA, Sitraemg/MG, Sindjuf PA/AP, Sindjuf/PB, Sintrajuf/PE, Sisejufe/RJ, Sintrajurn/RN, Sindjufe/TO, Sintrajufe/RS, Sintrajusc/SC e Sintrajud/SP
O Conselho reitera:
– A solicitação feita na reunião anterior para que os comprovantes de embarque, juntamente com uma cópia de relatório, constando o motivo da viagem, sejam entregues à administração da Fenajufe para anexá-los aos documentos de pagamentos das referidas passagens.
– Que seja questionado à Assessoria Jurídica solução sobre os assuntos pertinentes ao PSSS de diretores licenciados em gestões anteriores.
Solicita que os ressarcimentos de despesas sejam efetuados no mesmo mês de suas ocorrências, evitando-se casos como os pagamentos efetuados à Wagner Advogados Associados, relativos a ressarcimentos de despesas realizadas nos meses de abril, maio, junho e novembro de 2004, pagas no mês de dezembro de 2004.
Sugere que seja renegociado o contrato de prestação de serviços com a franquia dos Correios, que vem cobrando juros por atraso no pagamento da fatura, apesar de apresentar boleta bancária com vencimento no mesmo dia da entrega.
Frise-se o grau de consciência e profissionalismo da direção da Fenajufe que, ao desenvolver seu trabalho mantém o número suficiente de três diretores liberados de suas funções de servidor com seus vencimentos suportados pela Federação. Aplaudimos, por ser um número ideal para gerir a Federação, respeitando-se o princípio do custo/benefício e demonstrando o zelo para com o patrimônio e as finanças de nossa Federação.
Quanto à contratação de profissional para organização dos arquivos recomenda-se observar e cumprir o prazo legal do contrato por tempo determinado, lembrando, ainda, que o processo de seleção através de edital é saudável e comprova mais uma vez a transparência da administração da Fenajufe.
O Conselho Fiscal reiterou a orientação ao Administrador, Rodnei José Teixeira, quanto à continuidade dos controles apresentados, para se manter uma contabilidade financeira sem quaisquer pendências, conforme se verificou na apreciação dos meses analisados e agradece o apoio recebido durante os trabalhos.
Segue, em anexo, Regimento do Conselho Fiscal, que já se encontra em vigor.
Este Conselho sugere que a próxima reunião seja marcada para o início de setembro de 2005.
Brasília, 07 de maio de 2005, às 18:30 horas.
Lúcia Maria Bernardes de Freitas
Sitraemg/MG
Devair de Souza Lima
Sindjus/DF
Pedro Manoel dos Santos Neto
Sinjuspar/PR