Os servidores do Judiciário Federal em Minas Gerais (das Justiças Eleitoral, do Trabalho, Federal e Militar) realizarão paralisação de três horas (das 11 às 14 horas) na quarta-feira, 7 de agosto, em todo o estado.
A decisão de cruzar os braços nesta data foi tomada pela categoria no dia 16 de julho, em assembleia geral.
Os servidores lutam pela reestruturação da carreira, cujas últimas alterações ocorreram ainda em 2006.
Nos mesmos horário e data, vai haver ato público em frente ao prédio do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), em Belo Horizonte (avenida Álvares Cabral, 1.805, bairro Santo Agostinho). Haverá concentrações também nas cidades do interior.
Seguindo o calendário de mobilização nacional da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União (Fenajufe), dezenas de servidores de Minas irão participar de manifestações nos dias 7 e 8 de agosto, em Brasília (DF): no dia 7 (quarta-feira), em panfletagem nos prédios do Judiciário Federal da Capital convocando os colegas para os atos nacionais unificados do dia seguinte; e no dia 8, participando dos atos programados para as 8 horas, em frente ao Conselho Nacional de Justiça, e para as 16 horas, em frente ao STF.
Pleito da categoria está no STF
O conjunto de propostas de reestruturação da carreira foi aprovado pela categoria, em âmbito nacional, na XXIII Plenária da Fenajufe, realizada em novembro de 2023.
O objetivo é buscar a correção da defasagem salarial e o reequilíbrio remuneratório entre os cargos, visando à valorização de todo o conjunto de servidores e à consequente melhoria na prestação dos serviços da Justiça.
O texto foi protocolado pela Federação no Supremo Tribunal Federal (STF) em 14 de dezembro. E a categoria se mobiliza para que o anteprojeto seja encaminhado pelo Supremo ao Congresso Nacional, o mais urgente possível.
Fonte para entrevistas/depoimentos: Coordenador do Sitraemg David Landau: (31)98411-3263
Assessoria de Comunicação do Sitraemg
Sitraemg – Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Estado de Minas Gerais
(31) 4501-1500