O Sindjufe-BA, solidário aos povos indígenas e contra a violência, exige apuração séria com punição de todos os envolvidos!
De acordo com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), os ruralistas cercaram a região com caminhonetes fechando a passagem, enquanto agentes da Polícia Militar atiravam contra os indígenas.
Dois fazendeiros foram presos por porte ilegal de arma em flagrante, o que é muito pouco diante da gravidade da ação ilegal, violência, covarde, inaceitável!
O Sindjufe-BA se solidariza com os povos originários, assim como já manifestou repúdio às ações violentas contra os povos indígenas e contra a tese do Marco Temporal.
Cobramos das autoridades uma resposta rápida e contundente para que os povos indígenas do extremo sul da Bahia consigam ter paz, respeito e a seguridade dos seus direitos. A Bahia é o único estado do país que tem um governador autodeclarado indígena, Jerônimo Rodrigues e possui a segunda maior população de pessoas indígenas do país, um total de 229,1 mil indígenas, ficando atrás apenas do Amazonas, segundo o IBGE. Não podemos achar aceitável que as vidas indígenas sejam ceifadas na luta por seus direitos!
Vidas indígenas importam!
Sindjufe-BA – Gestão Unidade na Resistência