Foi com muita luta e empenho que os servidores do Poder Judiciário Federal e do Ministério Público da União levaram ao fim a campanha pela reposição de parte das perdas salariais acumuladas ao longo dos nãos. Idas e vindas pelas casas legislativas federais e negociações intermináveis que preteriram a categoria, foram apenas parte dos desafios vencidos. Com lágrimas e risos, mas acima de tudo muito suor, cada centímetro da Esplanada dos Ministérios e do Congresso Nacional testemunhou uma categoria unida na luta e pronta para defender seus direitos, sua maior conquista.
Agora, o Poder Judiciário Federal e o MPU já se preparam para o pagamento dos dez dias do mês de julho, referentes à segunda parcela do reajuste, estabelecida pelas Leis 13.316/16 (MPU) e 13.317/16 (PJU). O cronograma ficou assim estabelecido, segundo informações coletadas junto aos órgãos:
Conselho da Justiça Federal – já orientaram os TRFs e Diretorias de Fóruns foram orientados a rodarem folhas suplementares e repassar relatórios com custos até a segunda-feira (25/7). O pagamento da folha suplementar deve acontecer já na próxima semana, ainda dentro do mês.
Conselho Superior da Justiça do Trabalho – TRTs orientados para rodar e enviar folha suplementar até a segunda feira (25/7). Pagamento deve se dar até sexta feira (29/7).
TST – A folha suplementar pra pagar os 10 dias de julho já está em elaboração. O pagamento deve acontecer entre terça-feira (26/7) e quarta-feira (27/7).
TSE: Os TREs foram orientados a fechar folha suplementar até a quarta-feira (27/7) e repassarem relatórios com custo. O pagamento deve acontecer até a sexta feira (29/7).
MPU: O pagamento será feito em folha complementar, prevista para o dia 5 de agosto de 2016.
A Fenajufe orienta aos sindicatos filiados que acompanhem junto aos tribunais a liberação do pagamento da folha suplementar até o fim da próxima semana e do MPU até o dia previsto, 5 de agosto. A Federação continuará cobrando a implementação das demais parcelas devidas aos servidores.
A tabela com os valores referentes aos dez dias do mês de julho, bem como os valores que foram perdidos com o processo de correção dos dados enviados ao Senado, pode ser acessada AQUI.