Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (FPMSP) retoma calendário de reuniões em 2023

As entidades que compõem a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, entre elas a Fenajufe, estiveram reunidas nesta nesta segunda-feira (27).O evento virtual ocorreu após uma pausa de três meses dos debates.

As coordenadoras Paula Meniconi, Márcia Pissurno além dos coordenadores, Fabiano dos Santos e Thiago Duarte, participaram pela Federação. A retomada dos debates semanais teve como pauta principal a manutenção e o fortalecimento da organização instalada no ano de 2007 em defesa do funcionalismo.

Da base, registramos a presença dos sindicatos Sindjufe/MS, Sindiquinze/SP, Sitraemg/MG e Sintrajud/SP.

Patrícia Coimbra, assessora política da Frente Parlamentar expôs a necessidade de reinstalação, organização e funcionamento da Frente para o ano de 2023, ao mesmo tempo em que apresentou as dificuldades em continuar com o trabalho de luta na defesa dos serviços e servidores públicos sem o apoio financeiro das entidades.

Outro ponto colocado pela assessora foi a possibilidade de junção à outra Frente (Servir- Brasil), criada em 2019 com o mesmo nome e proposta, ao que os participantes foram decididamente contrários.

O coordenador Thiago Duarte ressaltou a importância da manutenção do fórum como “espaço catalisador de debates das categorias do funcionalismo” e lembrou que a atuação conjunta construída com a Frente e entidades do serviço público foi determinante para barrar a tramitação da reforma Administrativa (PEC-32/20) em 2022.  

Para reinstalar a Frente é preciso coletar novas assinaturas com apoio de parlamentares, sendo 171 da Câmada dos deputados e 27 no Senado Federal totalizando 198 nomes. Nesse sentido, é importante as entidades buscarem apoio dos parlamentares em seus estados de origem.

Além disso, o apoio financeiro é fundamental para a continuidade dos trabalhos de atuação da Frente. Foi reforçada a importância de as entidades firmarem compromisso em contribuir mensalmente com um valor (a ser definido) para a retomada das lutas em 2023, que são muitas. 

Encaminhamentos 

As entidades presentes foram unânimes pela opção de manter o apoio necessário para que a Frente possa continuar atuação e o fortalecimento da unidade entre as categorias visando a defesa dos direitos das servidoras e servidores e públicos.

Uma planilha com orçamentos dos gastos financeiros anuais para manter a Frente  Parlamentar do Serviço Público será apresentada no próximo encontro.

Com a retomada dos debates, nova reunião ficou agendada para a próxima segunda-feira (02 de abril), no mesmo horário.

 

Joana Darc Melo

 

Jornalista da Fenajufe