Fenajufe participa do I Encontro Nacional do Comitê dos Direitos de Pessoas com Deficiência no Âmbito Judicial

Promovido pelo CNJ, o I Encontro Nacional do Comitê dos Direitos de Pessoas com Deficiência no Âmbito Judicial, foi realizado nesta quarta (18), quinta (19) e sexta (20) e contou com a presença da coordenadora da Fenajufe Márcia Pissurno e da diretora do Sindjufe/MS Zeneide Andrade.

A primeira edição do evento teve como pauta “Pessoas com deficiência no Poder Judiciário”, e teve como objetivo elucidar boas práticas e criar diretrizes que assegurem a inclusão e acessibilidade no sistema judicial brasileiro.

Entre os eixos abordados no Encontro estão: inclusão e acessibilidade, que visa desenvolver um sistema de justiça acessível e inclusivo, garantindo que todas as pessoas, independentemente de suas condições, tenham seus direitos assegurados; e capacitação e sensibilização, que teve como objetivo disseminar conhecimento e formar profissionais da área jurídica para lidar com as especificidades e desafios enfrentados por pessoas com deficiência.

Campanha de combate ao capacistismo

CNJ e STF aproveitaram a oportunidade para lançar a campanha: “o que você tem a ver com isso?”. A ação tem como foco quebrar esteréotipos que marginalizam e invisibilizam pessoas com deficiência, além de propagar um diálogo aberto acerca da inclusão e acessibilidade. “O que você tem a ver com isso?” é mais uma iniciativa do Setembro Verde, mês dos direitos das pessoas com deficiência.

Para a Fenajufe, encontros como estes são essenciais para a inclusão, debate, visibilidade e acessibilidade das servidoras e servidores do Poder Judiciário da União.

Saiba mais sobre a campanha: 

CNJ e STF lançam campanha de combate ao capacitismo

 

Texto: Ana Carolina Rubo (estagiária da Fenajufe)

Supervisão: Fernanda Miranda 

Jornalista da Fenajufe