Atualizada às 19h02 do dia 29/2/2016
Sindicatos de servidores do Judiciário Federal de todo o País realizaram na quinta-feira, 25, o Dia Nacional de Luta contra o congelamento de salários e os cortes no orçamento do Poder Judiciário Federal. Veja como foram as atividades
Brasília – o Sindjus/DF marcou a data com uma Assembleia Geral.
São Paulo – aconteceram atos em várias unidades do Judiciário e fóruns para envolver o servidor nas discussões sobre o PL 2648/2015 e as alterações necessárias para recomposição dos salários da categoria.
Santa Catarina – a primeira mobilização do ano, convocada pelo Sintrajusc, aconteceu no prédio da Justiça Federal e marcou o Dia Nacional de Luta da categoria pelo reajuste salarial e contra os cortes orçamentários no Judiciário.
Campinas – o Sindiquinze realizou rodada de assembleias na sede e nas subsedes.
Minas Gerais – o Sitraemg organizou ato público em frente ao prédio do TRT-3, em Belo Horizonte. Houve mobilização no interior do Estado também.
Rio de Janeiro – além da mobilização nos órgãos do Judiciário federal no Estado, o Sisejufe também organizou um tuitaço para destacar o #NaoAoReajusteZero.
Piauí – o Sintrajufe organizou assembleia para debater os cortes no orçamento da JT e rejeitaram o resultado da conversa entre STF e o governo, Ao final da assembleia houve corte do bolo de “ 10comemoração” pelo congelamento dos salários.
Alagoas – ato público e mobilização organizados pelo Sindjus marcaram a data.
Rio Grande do Sul – os servidores paralisaram as atividades no dia 25 e realizaram ato público organizado pelo Sintrajufe na Justiça Federal, com direito a bolo pela “descomemoração” do congelamento de dez anos dos salários do Judiciário. Houve mobilização também no interior do estado.
Pernambuco – realização de ato público convocado pelo Sintrajuf, em repúdio aos “dez anos sem reposição salarial” no TRF, TRT e TRE.
Mato Grosso do Sul – na mobilização convocada pelo Sindjufe/MS servidores foram trabalhar vestindo preto para protestar contra o congelamento dos salários da categoria.
Ceará – houve paralisação de atividades por duas horas, convocada pelo Sindssétima, tanto na sede do TRT-7 quanto no Fórum Autran Nunes.
Espírito Santo – realização de assembleia convocada pelo Sinpojufes.
Bahia – o Sindjufe organizou a distribuição de bolos nos órgãos do Judiciário. Mobilização marcada visualmente pela colocação de faixas e cartazes.
Maranhão – houve realização de Assembleia Geral convocada pelo Sintrajufe, em razão dos diversos ataques advindos da falta de valorização e estímulo dos servidores, da necessidade de manutenção da grande luta iniciada ano passado de forma autônoma pela categoria, de ataques advindos dos cortes nos orçamentos dos tribunais e procuradoria, da tentativa de imposição de nova e prejudicial reforma da previdência, da necessidade de se preparar para essa pauta e de eleger delegados para o próximo congresso nacional do Judiciário Federal e do MPU.
Mato Grosso – houve assembleia convocada pelo Sindijufe/MT para eleição dos delegados do 9º Congrejufe.
Tocantins – aconteceu paralisação dos servidores da Justiça Federal e TRE por quatro horas, em frente ao prédio da JF. Durante o ato o Sindjufe/TO realizou assembleia geral para escolha de delegados e outras deliberações da categoria.
O balanço de atividades será atualizado à medida que os sindicatos fizerem o relato à Fenajufe.