fbpx

De 1º a 5 de outubro

Período de 1º a 5 de Outubro

 

Nesta última semana que antecede às eleições municipais do próximo dia 7 de outubro, a movimentação em Brasília deverá se concentrar no Supremo Tribunal Federal – STF, que passará a concluir, na próxima terça-feira (02/10), o julgamento do núcleo político da Ação Penal 470. Além do julgamento do mensalão em si, o caso tem outros desdobramentos. O relator, ministro Joaquim Barbosa, autorizou investigações sobre repasses feitos a pessoas ligadas a petistas que não os atuais réus – é o caso dos deputados Vicentinho (PT/SP) e Benedita da Silva (PT/RJ) e o ministro Fernando Pimentel (Indústria e Comércio Exterior). Em função do pleito eleitoral, os trabalhos no Congresso passarão por mais um recesso branco em ambas as Casas.

De volta a Brasília, a presidente Dilma Rousseff deverá ter uma agenda cheia nesta semana. Já nesta segunda-feira (02/10), Dilma terá reunião com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e viajará para São Paulo, às 17h, onde participará de evento da campanha de Fernando Haddad (PT) à prefeitura de São Paulo e de um evento da revista “Carta Capital”. Na terça-feira (02/10), a presidente estará no Peru para uma reunião de cúpula dos países árabes e da América do Sul.

Na quarta-feira (03/10), Dilma pretende fazer, no Palácio do Planalto, evento relacionado ao Programa Brasil Carinhoso. Na sexta-feira (05/10), a presidente inaugurará exposição de obras do italiano Caravaggio no Palácio do Planalto.

Na quinta-feira (04/10) terminará a propaganda eleitoral no rádio e na TV. Mas os eleitores de cidades que tiverem 2º turno não estarão livres do horário político: voltarão a sintonizar as propagandas até o dia 13 de outubro. A partir da sexta-feira (05/10), debates no rádio e na TV entre candidatos estarão proibidos. E este será o último dia para candidatos divulgarem anúncios pagos na mídia impressa e reproduzi-los na internet.

No domingo (07/10), ocorrerá o 1º turno das eleições de 2012. A votação vai das 8h às 17h, de acordo com o fuso horário de cada localidade. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 5.568 cidades participarão da votação e 138,5 milhões de pessoas estão aptas a votar (cerca de 70% da população).

Pin It

afju fja fndc