fbpx

Congresso do Sintrajufe-PI vai debater desafios do movimento sindical

Um maior envolvimento dos servidores na militância sindical é o tema do VII Congresso dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Piauí. O evento acontece na Escola Judicial do TRT na sexta-feira (16), a partir das 14h, e no sábado a partir das 9h para filiados, não-filiados e demais interessados.  Diretores do Sintrajufe-PI já estão com as fichas de inscrições nos locais de trabalho. O sindicato explica que o Congresso é um evento gratuito e terá certificado de participação ao final, que poderá ser usado como curso de capacitação.

Com vários fatores envolvendo o fenômeno que teve início ainda no final do século XX: desmobilização em todas as categorias, o Sintrajufe-PI leva ao evento  militantes que se destacam na construção da história do movimento sindical para debater os problemas e possíveis soluções. Os debates do evento discutirão desde as questões macro, envolvendo a conjuntura política atual, passando pela dificuldade em conseguir aprovar o plano de cargos e salários da categoria, até a reforma do estatuto da entidade.

Confira os debatedores e os temas

Plínio de Arruda Sampaio Jr. é economista e professor do Instituto de Economia da Unicamp e participará do debate Conjuntura Política e Movimentos Sociais, junto com Paulo Rios, coordenador do Sintrajufe-MA que também fará o debate sobre Reajuste Salarial e Plano de Carreira.

Edval Nunes Cajá foi o último preso político no país e comandará o debate sobre os crimes da Ditadura Militar.

Saulo Arcangeli é coordenador geral da Fenajufe e do Sintrajufe-MA, faz parte da Executiva Nacional da CSP/Conlutas e coordenará o debate sobre Reforma da Previdência, Sindical e Trabalhista.

O diretor do Sintrajufe-PI Pedro Laurentino coordenará a reforma do estatuto da entidade.

Fonte: Sintrajufe-PI

Pin It

afju fja fndc