fbpx

Encontro de servidores da Justiça do Trabalho em Pernambuco

O Sintrajuf-PE realiza o Encontro de Servidores e Servidoras da Justiça do Trabalho em Pernambuco no dia 17 de outubro, às 18h, na sede do sindicato. O evento conta com a presença de André Luiz Machado (Associação de Juízes para a Democracia); Fernanda Lira (Professora de Direito do Trabalho da UFPE) e Ramiro López (Fenajufe e Sintrajuf-RS) e serve como preparatório do Encontro Nacional, que acontece na Fenajufe.

A delegação de Pernambuco será composta por um representante da Diretoria e dois eleitos da base, sendo de cada instância.

A JUSTIÇA DO TRABALHO ESTÁ SOB AMEAÇA?

A Justiça do Trabalho sofre os impactos da agenda política-ideológica ultraliberal, que vem rebaixando garantias civilizatórias. A terceirização irrestrita e a reforma trabalhista de 2017 desmontaram a legislação laboral e abriram perspectiva de esvaziamento da JT.

O governo criou um Grupo de Trabalho para radicalizar a reforma trabalhista, integrado por figuras como Rogério Marinho (PSDB-RN; relator da reforma de Temer) e Ives Gandra Filho (militante da reforma enquanto era presidente do TST). Bolsonaro e outras vozes do campo ultraliberal falam abertamente de “extinção da JT”.

Como todo o serviço público, a JT passa por crise de financiamento sob a EC95. O TST criou um GT para uma reestruturação organizacional e de pessoal da Justiça do Trabalho. Com a não reposição dos servidores aposentados e apontando para a redução do quadro funcional.

QUE FAZER?

Venha construir uma avaliação coletiva sobre os riscos para a justiça do Trabalho e para a classe trabalhadora e sobre como e com que pautas os servidores devem se inserir no processo.

Pin It

afju fja fndc