fbpx

Nota da Diretoria Executiva do Sindissétima/CE contra a desfiliação do Sindjus/DF da Fenajufe

 

 

 

A Diretoria Executiva do Sindissétima/CE vem manifestar preocupação em relação à “Permanência ou não do Sindjus-DF na Fenajufe (Desfiliação)”, tema que será pautado na Assembleia Geral Extraordinária do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União no Distrito Federal que ocorrerá nesta terça-feira, 4 de dezembro de 2018.

A despeito de todas as críticas que se possa fazer em relação à atuação e à organização da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União – FENAJUFE, fato é que a entidade, historicamente, tem sido responsável por congregar e articular a luta nacional da categoria, tendo colaborado diretamente nas conquistas e na defesa dos anseios dos servidores. A fuga dos sindicatos filiados ou a destruição da FENAJUFE trariam prejuízos incalculáveis à unidade de nossa categoria.

Acredita-se que o caminho a ser buscado é o de melhoramento da FENAJUFE pela via democrática da participação e do diálogo. Não podemos esquecer que a FENAJUFE espelha os anseios majoritários daqueles que participam em suas instâncias. Se existem problemas na nossa entidade nacional temos que fazer a mea culpa e questionar o que temos feito para melhorar ou consertar isso. Os insatisfeitos estão participando da luta sindical? Estão propondo mudanças? Estão respeitando as decisões majoritárias? Estão buscando fazer valer suas ideias pelas vias legítimas?

Apesar de respeitarmos a autonomia das entidades sindicais, não podemos, como sindicato diretamente interessado no fortalecimento e na permanência da FENAJUFE, ignorar o quão grave seria a desfiliação do SINDJUS-DF, maior sindicato dos servidores do PJU do Brasil, da nossa federação. A decisão, longe de se limitar à esfera local, sem dúvidas espraiaria consequências prejudiciais na organização sindical dos servidores do PJU em todo o Brasil. 

Não podemos nos omitir!

Assim, sugerimos que a base do Distrito Federal compareça à AGE desta terça-feira, 4 de dezembro de 2018, e, pela UNIDADE e FORTALECIMENTO da categoria, diga SIM à permanência do SINDJUS-DF na FENAJUFE.

 

 

 

Pin It

afju fja fndc