fbpx

Sindjufe-BA realiza nova etapa de visitas aos servidores lotados no interior

 

 

 

O SINDJUFE-BA segue com o Projeto INTERIOR DÁ LUTA, que inclui além das visitas, ferramentas tecnológicas para maior participação dos colegas do interior na vida sindical. Nessa etapa foram visitadas as Cidades de Jacobina, Morro do Chapéu, Irecê, Mundo Novo e Ipirá.

A coordenadora Denise Carneiro e o advogado do sindicato, Dr Claudio Andrade, foram muito bem recebidos pelos servidores lotados no interior. Durante o encontro foi lembrado pelos servidores do TRE duas conquistas importantes para eles: a jornada de trabalho e banco de horas. Elogiaram também a criação de uma comissão para estudar a viabilidade do plano de autogestão em saúde. 

Uma demanda importante e nova é resgatar o direito a permuta e remoção nos órgãos. No TRT a maior demanda é redução de jornada, condições de trabalho e expediente externo, e na JF também a redução de jornada, aplicação dos exames periódicos no interior e também a remoção. O SINDJUFE-BA obteve vitória parcial na demanda judicializada do PSPR.

Em Irecê, única "Cidade Pólo" (Cidade que abriga três ramos das justiças), visitada nessa etapa, já foi criado um grupo de Whatsapp para os colegas interagirem entre si e com o sindicato. Grupo semelhante existe em algumas cidades e funcionam muito bem nesse sentido.

Servidores das demais cidades foram orientados a participar nos grupos dos órgãos e a participação nas listas de distribuição. Foi em Irecê que surgiu a ideia de se criar grupo para acompanhar as discussões dos comitês de priorização do primeiro grau, e uma pesquisa sobre legislação eleitoral com vistas a facilitar a demanda dos colegas principalmente do interior.

Após as explicações do sindicato, os colegas entenderam as dificuldades para ocorrerem essas visitas, pois possui apenas uma diretora liberada. Mas com as novas ferramentas tecnológicas, a distância está diminuindo. Agora filiados lotados no interior podem votar pelo Whatsapp, e possuem canal para chat online.

Nesses dois anos foram visitadas mais de trinta cidades baianas, sempre com a presença de um dos advogados do sindicato. A coordenadora Denise Carneiro avaliou como extremamente positiva a visita. “Levamos material, como boletins, panfletos e cartilha sobre assédio moral, sorteamos cadernos do CEAS, e fichas de filiação (Algumas voltaram preenchidas, outras certamente virão...)”.

“Além disso, surgiram muitas demandas e ideias sobre até como encaminhá-las, provando que os colegas do interior podem contribuir muito para conquistas por direitos”, concluiu a coordenadora. A próxima etapa contemplará a região de Bom Jesus da Lapa e o extremo Sul.

Façam parte da lista de distribuição adicionando o número (71) 99201-3219. Adicionem, e mandem mensagem via whatsapp informando seu NOME, ÓRGAO e CIDADE.

Já para o chat e votação online, adicionem o número (71) 9172-8143, mandem qualquer mensagem (“Oi”), e responda às perguntas automáticas do sistema.

O SINDJUFE-BA mostra que respeita os filiados lotados no interior!

 

 

 

Pin It

afju fja fndc