fbpx

Pesquisa de Saúde: trabalho com a categoria rende a médico do trabalho do Sintrajufe/RS premiação no principal congresso do mundo na área

Sintrajufe/RS 
 

O médico do trabalho Fernando Feijó, que integra a assessoria de saúde do Sintrajufe/RS, recebeu o prêmio Doughty Prize durante o International Congress on Occupational Health (ICOH 2018), o maior congresso mundial na área de saúde ocupacional, que ocorreu na semana passada, em Dublin, Irlanda. O prêmio é oferecido pela Irish Faculty of Occupational Medicine, criada em 1654 e uma mais antigas do mundo em medicina ocupacional.

  Feijó foi premiado pelo melhor pôster no tema Organização do Trabalho e Riscos Psicossociais, referente ao estudo sobre a associação entre assédio moral e dor osteomuscular no Judiciário Federal no RS. O estudo demonstrou que o assédio, independentemente de outros fatores de risco presentes no local do trabalho, pode ser uma importante causa de dor em membros superiores. O médico ressalta que o estudo sobre o tema será aprofundado na próxima Pesquisa de Saúde, que será realizada ainda em 2018.

Nos próximos dias, o Sintrajufe/RS lançará a Pesquisa de Saúde 2018, que será feita totalmente online. A direção do sindicato reuniu-se com as administrações dos tribunais do Rio Grande do Sul, a fim de garantir o apoio institucional e formas de ampliar o alcance da pesquisa em parceria com os tribunais.

Desta vez, a pesquisa terá três universidades parceiras – além da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e da Universidade Federal de Ciências da Saúde (Ufcspa), já participantes da etapa anterior, agora a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) também fará parte do estudo. O principal objetivo da Pesquisa de Saúde 2018 é aprimorar o diagnóstico já traçado pela pesquisa anterior, buscando aprofundar em especial as causas dos principais problemas de saúde da categoria e em grupos nos quais foram detectados mais adoecimentos.

Além do pôster premiado, Feijó apresentou mais dois trabalhos desenvolvidos com dados da Pesquisa de Saúde 2016. Os trabalhos foram publicados na Occupational and Environmental Medicine, uma das revistas científicas mais importantes da área da saúde ocupacional.

 

Pin It

afju fja fndc