fbpx

Debate sobre privatizações reúne parlamentares e entidades representativas na CLP da Câmara

Mobilizações e protestos serão organizados para conter avanço do projeto. 59 empreendimentos estão na mira do governo

A Fenajufe participou na quarta-feira, 13, do debate organizado pela Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara dos Deputados, sobre o pacote de privatizações anunciado pelo governo em agosto. O anúncio incluiu empresas públicas como Eletrobras e até mesmo a Casa da Moeda do Brasil, além de aeroportos e rodovias.

Representada pelos coordenadores Adriana Faria, Costa Neto, Edmilton Gomes e Vicente Sousa, a Federação, na fala da coordenadora Adriana Faria, efetivou sua participação criticando as medidas do governo, e protestando contra a inércia e a falta de liderança das centrais sindicais para levar os trabalhadores às ruas.

Após críticas acaloradas e relatos dramáticos da situação vivida por estatais diante do corte de verbas provocado pela Emenda Constitucional 55 (antiga PEC 241 na Câmara e PEC 55 no Senado, de 2016), foram indicadas ações para marcar a resistência à intensão do governo em privatizar. Estão previstos indicativos de greve geral, manifestações de rua e ações legislativas a partir de outubro. A meta é barrar a privatização de 59 empreendimentos, anunciada em agosto. Do pacote, constam estradas, portos e aeroportos. Mas o principal alvo dos protestos é a possível venda da Eletrobrás e da Casa da Moeda.

A expectativa do governo com o pacote é arrecadar R$ 40 bilhões para os cofres públicos. Mas na outra ponta da régua o mesmo governo prepara um pacote de isenções que pode chegar a R$ 220 bilhões, segundo estimativa da Receita Federal.

Organizada a requerimento do deputado Glauber Braga (PSOL/RJ), o debate contou com participação de 46 entidades e de parlamentares da oposição ao governo e até mesmo da base – mas contrários a privatizações como a da CHESF (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco). Convidado, o governo não enviou representantes.

O seminário pode ser assistido neste link.

 

Pin It

afju fja fndc