fbpx

São Paulo: Chefes de cartórios eleitorais protestam por isonomia salarial

Servidores se vestiram de preto e fizeram atos no Dia da Indignação; assembleia será nesta quarta, 17

Sintrajud/SP
Hélio Batista Barboza

Servidores de cartórios eleitorais de vários municípios paulistas vestiram-se de preto e protestaram nesta segunda-feira, 15, que foi chamada de Dia Nacional da Indignação dos Chefes de Cartório Eleitoral. A mobilização exigiu do Congresso a aprovação do PLN 3/2016 – projeto que assegura recursos para implantação da equiparação salarial desses servidores.

Em vigor desde julho do ano passado, quando foi sancionada a Lei 13.150/2015, a equiparação até hoje não chegou aos contracheques dos chefes de cartório devido ao corte orçamentário.

Nesta quarta-feira, 17, às 16h, os servidores de cartórios eleitorais reúnem-se em assembleia geral do segmento, para discutir os próximos passos da luta pela isonomia salarial. A assembleia será no auditório do Sintrajud (Rua Antônio de Godoy, nº 88, 15ª andar).

Ato em Santos

Na Baixada Santista, a subsede do Sintrajud em Santos organizou um ato regional, que contou com a participação de servidores da da Justiça Eleitoral de Santos, da Praia Grande e do Guarujá. Eles se reuniram com faixas e cartazes em frente à Zona Eleitoral 273, na Vila Belmiro, em Santos. Também participaram os diretores do Sintrajud Lynira Sardinha e Erlon Sampaio (coordenador da Fenajufe) e o coordenador da Federação Adilson Rodrigues.

Além de protestar contra a falta de cumprimento da Lei 13.150, os participantes do ato convocaram os chefes de cartórios a pressionar os parlamentares da região. O objetivo é garantir o quórum na sessão do Congresso marcada para o dia 23 e obter a aprovação do PLN 3.

"É preciso pressionar para resolver esta demanda agora, pois depois das eleições os parlamentares e TSE não nos darão a mínima bola", disse Zuleika Borges, servidora da Zona Eleitoral 273 que tem participado da mobilização dos chefes de cartório na Baixada Santista e em Brasília.

 

Interior do estado

Os servidores dos cartórios eleitorais de Osasco e de Lins também participaram do Dia da Indignação, protestando diante das zonas eleitorais vestidos de preto, com cartazes em defesa da aprovação do PLN 3.

Eles colaram cartazes nos prédios dos cartórios eleitorais e conversaram sobre a luta pela isonomia com as pessoas que procuraram atendimento. Todos os servidores dos cartórios, inclusive os requisitados, apoiaram a manifestação.

A partir da luta pela aprovação do PLN 3, os servidores vão aprofundar a organização do segmento, levantando todos os demais problemas e demandas enfrentados no dia a dia dos cartórios eleitorais, para garantir melhores condições de trabalho e respeito aos seus direitos.

 

Servidores participam do Dia da Indignação
nos cartórios eleitorais de Osasco 
(esq.) e Lins (dir.)

 

Pin It

afju fja fndc