fbpx

Sintrajufe-PI organiza ato unificado com demais categorias em frente ao TRE

A partir das 7h da manhã desta quarta (29), servidores do Judiciário Federal e Ministério Público no Piauí realizam ato unificado com várias categorias do funcionalismo público no estado. A manifestação acontecerá em frente ao TRE-PI e marca o décimo dia de greve da categoria no Piauí.

Os manifestantes querem discutir especialmente o direito de greve no serviço público, que ainda não tem lei específica e que vem sendo limitado a cada movimento paredista, com liminares que chegam a determinar o funcionamento de 80% dos órgãos.

Na quinta-feira (30), além da manifestação pela manhã, os servidores farão uma vigília a partir das 18h no Tribunal Regional Eleitoral para pressionar o Governo a incluir o reajuste dos servidores na proposta orçamentária de 2012, porque sexta (31) encerra o prazo para que o Executivo envie a proposta ao Congresso Nacional.

A diretora do Sintrajufe-PI Madalena Nunes observa que mesmo o percentual de reajuste proposto pela categoria não consegue repor as perdas salariais dos servidores do Judiciário com a inflação nos últimos anos. Além disso, ela reclama da demora para aprovação do projeto, o que faz com que os valores fiquem desatualizados. “Há uma demora muito grande para que o projeto passe por todas as instâncias: desde a aprovação da proposta pelo Judiciário até aprovação e efetivação do reajuste, o que faz com que os valores fiquem desatualizados”, explica Nunes.

Ela acrescenta ainda que a proposta inicial do PCS que está no Congresso ultrapassava a marca de 80% de reajuste, exatamente para repor as perdas com a desatualização do plano de 2006, aprovado somente após dois anos de negociação. “Infelizmente, a nossa proposta foi cortada pela cúpula do Judiciário e nós já estamos com 30% de perdas do plano de 2006, mais o que perdemos nestes seis anos sem reajuste”, declara Madalena Nunes.

Madalena esclarece que são os partidos políticos no poder os responsáveis por retardar a aprovação do plano e causar a defasagem salarial dos servidores. “A nossa insatisfação é que os mesmos partidos políticos que estão lá, segurando o nosso plano, são exatamente os partidos que conseguem se eleger à custa do nosso trabalho e sequer o valorizam. Resta saber se nós vamos ficar trabalhando para que eles façam o que quiserem conosco ou se nós iremos nos impor e mostrar o quanto nosso trabalho é importante”, protesta a diretora do Sintrajufe-PI.

“As pessoas precisam saber o que nós fazemos”

Uma servidora, revoltada com a reportagem publicada na Revista Época, que apontaria salários muito acima do ganho real dos servidores, considera a necessidade de direito de resposta na revista e diz ser crucial os sindicatos de todo o Brasil se mobilizarem para mostrar à população verdades sobre o serviço público e o governo.

“As pessoas precisam saber o que nós fazemos. Quando vemos os jornais, só noticiam que o juiz despachou alguma coisa, mas nunca dizem quantos servidores são necessários para que aquilo aconteça. O governo posa de bonzinho, divulgando a oferta de reajuste de 15%, mas que nós ‘ricos’ não aceitamos esta oferta”, reclama a servidora.

Já o diretor Saturnino Dantas questionou o por que de não se noticiar que o governo gasta 47% do orçamento para pagar de juros e amortizar a dívida.

Necessidade de mobilização

O diretor Pedro Laurentino elogiou os colegas que aderiram ao movimento pela primeira vez nesta terça, mas reforça a necessidade de mobilização para conseguir a aprovação do plano. Ele falou dos muitos servidores ‘pendurados’ em empréstimos consignados e enfatizou: “Ninguém faz empréstimo para fazer farra”.

Fonte: Sintrajufe-PI

Pin It

afju fja fndc