fbpx

Sintrajud - Trabalhadores do Judiciário Federal de SP participam de atividades do Dia Nacional de Luta dos Servidores Públicos

Em atividades, trabalhadores discutiram a mobilização pela incorporação dos 13,23% e para barrar PLP 257/2016


Shuellen Peixoto
Sintrajud (SP) 

No Dia Nacional de Luta dos Servidores Públicos, trabalhadores de todos os ramos do Judiciário Federal de São Paulo participaram de atividades para discutir estratégias de luta e mobilização para garantir o pagamento dos 13,23%, o reajuste salarial e barrar o Projeto de Lei 257/2016, que prevê cortes no serviço público.

Os servidores do TRF e JF fizeram assembleia setorial na tarde desta quinta-feira, 14, em frente ao Fórum Pedro Lessa, e indicaram a construção de um calendário de lutas comum com os servidores públicos, para barrar os ataques e garantir as pautas específicas de todas as categorias.

O PLP 257/2016 tramita em regime de urgência constitucional na Câmara dos Deputados. O projeto prevê suspensão dos concursos públicos, congelamento de salários, não pagamento de progressões e outras vantagens (como gratificações), destruição da previdência social e revisão dos regimes jurídicos dos servidores estão entre os ataques. Tudo isso, associado ao aumento dos cortes no orçamento das políticas sociais para o pagamento da dívida pública.

Para o oficial de Justiça da CEUNI e diretor do Sindicato, Erlon Sampaio, o projeto é um grande ataque aos trabalhadores e faz parte do ajuste fiscal do governo que, mesmo diante de uma grave crise política, quer que os trabalhadores paguem a conta da crise econômica. “Precisamos unir a categoria e entrar em cena para barrar estes ataques. Nossas perdas estão aumentando, não temos garantia de reajuste salarial e até mesmo para 13,23%, só vai ter orçamento se fizermos luta”, afirmou.

A servidora do TRF-3 e diretora de base Ana Luiza Figueireido, defendeu a construção de um calendário de lutas unificado contra o PLP 257. “Este projeto de Lei é muito grave, o que está colocado para nós é corte de salários e demissões, ou seja, os governos continuam retirando direitos dos trabalhadores para favorecer os mais ricos. Por isso, temos que construir um calendário de lutas unificado com os servidores federais, estaduais e municipais, fazer um dia de paralisação geral para barrar mais este ataque”, declarou.

Nas próximas semanas, os servidores passarão nos setores para conversar com o conjunto da categoria e esclarecer o que significa o PLP 257 para os servidores públicos. Além disso, diante de todos os ataques, será encaminhada para o congresso da Fenajufe a proposta de novo calendário de mobilização dos servidores públicos federais.

TRE

Os servidores do TRE também realizaram assembleia setorial na tarde desta quinta-feira, 14, e discutiram a mobilização pela incorporação e pagamento do retroativo dos 13,23% e contra o PLP 257/2016. A assembleia aconteceu no prédio do TRE-Miquelina.

A diretora do Sindicato e servidora do TRE, Raquel Morel, passou os últimos informes de vitória quanto à incorporação do índice em tribunais de todo o país. “Além do reconhecimento no CJF e TST, em pelo menos 08 TREs já foi reconhecido o direito graças à mobilização dos servidores”, afirmou a diretora.

Para garantir o direito, os servidores estão passando um abaixo-assinado e conversando com os colegas de todos os setores e cartórios do estado. Já foram coletadas mais de 600 assinaturas.

O Sintrajud já protocolou, junto à administração do TRE-SP, um requerimento administrativo pedindo a incorporação dos 13,23% ao salário atual dos servidores, o Tribunal respondeu que aguarda manifestação do TSE. Para avançar na discussão, os servidores irão buscar agendar uma reunião com a presidência do TRE.

Em relação ao PLP 257/2016, a assembleia reforçou a necessidade de unificar as lutas com o conjunto dos servidores públicos contra este projeto.

TRT

Na Justiça Trabalhista, os servidores distribuíram um boletim com matéria explicativa sobre o PLP 257/2016 e o perigo da sua aprovação. Na oportunidade, conversaram com os colegas, esclareceram dúvidas quanto ao projeto e convocaram todos para o café da manhã com o Sintrajud que terá o tema na pauta.

O Café da Manhã acontece nesta sexta-feira, 15, às 9h30, no Fórum Trabalhista Ruy Barbosa.

Ato unificado em SP

 

Também na tarde deste 14 de abril, servidores Federais ativos e aposentados de várias outras categorias, da  capital e interior, se concentraram em frente à Superintendência do INSS em São Paulo para denunciar os ataques do PLP 257/16.

Eles ressaltaram que os estragos provocados pelo projeto não se limitam à aos servidores, mas se expande a toda a população na medida em que precariza os serviços públicos. A proposta de reforma da previdência do governo federal também foi denunciada pelos manifestantes.

O ato público contou com a presença do Sinsprev/SP, Fenasps, Sindsef, CSP – Conlutas e Intersindical: Instrumento de Luta. Pelo Sintrajud participaram os diretores Angélica Oliviéri, servidora da Execuções Fiscais; Cleber Borges Aguiar, servidor do TRF-3; e Erlon Sampaio, servidor do Ceuni.

Unificado em Brasília

 

Em Brasília, os servidores de várias categorias também se uniram contra o pacote de maldades de Dilma/PT. A mobilização começou a partir das 9h, em frente ao Ministério da Fazenda. Representantes de categorias de servidores públicos federais, estaduais e municipais estavam presentes e após atividades da manhã, o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais realizou sua terceira reunião ampliada, na qual debateu a continuidade das lutas contra o PLP257/16 e um calendário de lutas que ainda será divulgado.

Os coordenadores da Fenajufe Adilson Rodrigues, servidor da JF-Santos, e Tarcísio Ferreira, servidor da JT-SP, e a diretora do Sintrajud, Maria Helena Garcia Leal, servidora aposentada do TRF-3, participaram do ato.

Pin It

afju fja fndc