fbpx

Durante ato público, categoria em Minas diz não à proposta de reajuste do governo

Foto: Generosa Gonçalves

 

Foi por unanimidade que os servidores do Judiciário Federal em Minas, reunidos em frente ao prédio do TRE na última sexta-feira (24), disseram não à proposta de reajuste salarial oferecida pela presidente Dilma Rousseff, de 15,8%, a ser dividido em três parcelas (2013, 2014 e 2015). Informes, apitaços, buzinas, rock e Jingle da greve, além do “casamento” da Dilma Rousseff com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, compuseram a manifestação de sexta-feira. Servidores do MPU, também em greve, estiveram presentes.

Abrindo o ato, o coordenador-geral do Sitraemg Hebe-Del Kader – também diretor da Fenajufe - passou os informes aos servidores, parabenizou outras categorias em greve, destacando a greve dos policiais federais e convidou os colegas do TRE, que ainda não aderiram ao movimento, a descerem e se juntar aos demais servidores presentes. “O serviço é perene em qualquer lugar, descem para lutar por seus direitos, pois temos que fazer ‘andar’ a nossa greve e mostrar nossa indignação contra a proposta de reajuste apresentada pelo governo”, disse o coordenador, salientando que esta proposta só surgiu após o movimento grevista que já toma grande parte do país. “A proposta é absurda: três anos parada no Congresso Nacional e seis, sem reajuste”, criticou o sindicalista.

Os coordenadores do Sitraemg Lúcia Maria Bernardes, Débora Mansur, José Francisco Rodrigues, Hélio Ferreira Diogo e Paulo Márcio Santos também estiveram presentes à manifestação.

Carlos Antônio Ferreira, o Ovo, sempre presente às manifestações, falou sobre os sentimentos que as pessoas, assim como ele, têm no período de greve. O medo de perder funções, sofrer retaliações e o acúmulo de serviços foram destacados pelo servidor. “A greve mexe muito com as pessoas e, fazê-la é muito ruim, desgastante e incômodo”, salientou. Ovo aposta na argumentação como forma de “sedução” para atrair mais servidores à luta. Segundo ele, os colegas grevistas devem confiar e ser solidários mesmos com os servidores que ainda não participam do movimento. “Não devemos julgá-los e sim, contagiá-los”, acrescentou.

Ministério Público da União

Os servidores do MPU, também em greve por reajuste salarial, vêm demonstrando total apoio à greve do Judiciário e vêm participando ativamente das manifestações convocadas pelo Sitraemg-MG, conforme explica o sindicato. O diretor seccional em Minas Gerais do Sinasempu (Sindicato Nacional dos Servidores do MPU), Anestor Germano, parabenizou o movimento do Judiciário e salientou a importância da união dos servidores federais neste momento.

Roberto Loureiro, também diretor do Sinasempu, destacou as críticas que os servidores públicos recebem da população e da mídia quando lutam por melhores condições salariais. “Estamos aqui porque merecemos. Estudamos muito, fizemos concursos e fomos aprovados”, destacou Roberto.

Também na tarde de sexta-feira (24), durante o ato, os servidores do MPU deliberaram por continuar em greve e se reunirão nesta segunda (27), em assembleia, para decidirem os próximos rumos do movimento.

“Casamento” Dilma Rousseff e Fernando Henrique Cardoso

Uma grande atração durante o ato público foi a cerimônia de “casamento” entre a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A peça teatral, encenada por servidores do Ministério da Fazenda, faz referência aos elogios que o ex-governante fez à presidente a respeito de sua postura frente aos movimentos grevistas no setor público. A cerimônia, que contou com entrada triunfal da noiva, arrancou risos e vaias dos servidores presentes. Ao término, como de praxe nas cerimônias religiosas, os noivos se despediram ao som do “Jingle da greve” e os convidados receberam como “lembrancinha”, uma banana.

Ampliada da Fenajufe

Ao término do ato público foram eleitos oito delegados e quatro observadores, a partir de sorteio, que representarão Minas na Reunião Ampliada da Fenajufe, no dia 31 de agosto, em Brasília (DF), onde avaliarão e deliberarão pelas próximas ações do movimento grevista. Os delegados: Rosarlete Roedel, Célio Izidoro, Sebastião Edmar, Lêda Morais, Laerte Ribeiro, Moisés Pinho Silva, Lúcia Maria Bernardes e José Francisco Rodrigues. Os observadores: Mauro Alvim, Márcio Magela, Alírio César e Hélio Canguçu.

Um dia antes da Ampliada, dia 30, os representante mineiros participarão de ato nacional unificado do Judiciário Federal e MPU, em frente ao STJ, às 15h.

Para encerrar a manifestação Hebe agradeceu a presença dos servidores e fez convite para que participem do Comando de Greve em Minas. Além disso, convidou a todos para as próximas manifestações:

Confira a agenda da greve em Minas

27/08, segunda-feira, das 12h às 14h: em frente ao TRT da Rua Mato Grosso, 468

29/08, quarta-feira, das 12h às 14h: em frente ao prédio da Justiça Federal (Av. Álvares Cabral, 1.741, Santo Agostinho)

31/08, sexta-feira, das 12h às 14h: em frente ao TRE da Avenida Prudente de Morais, 100, Cidade Jardim

Fonte: Sitraemg-MG

 

 

Pin It

afju fja fndc