fbpx

Servidores promovem caminhada em Natal e decidem por greve de 48 horas na próxima semana

Centenas de servidores públicos federais de diversas categorias participaram de uma grande caminhada organizada pelo Judiciário e MPU na manhã desta sexta-feira (24), no bairro de Lagoa Nova, em Natal. A caminhada teve como objetivo chamar a atenção da sociedade sobre a falta de negociação do governo Dilma com relação ao reajuste salarial. Judiciário e MPU, últimas categorias a receber atenção da Presidente Dilma, receberam e rejeitaram a proposta de 18,5% de aumento oferecida nesta semana. O índice está bem distante do que vem sendo reivindicado pela categoria, há seis anos sem reajuste.
 
Os servidores percorreram cerca de três quilômetros fazendo barulho ao promover apitaço, buzinaço e entoando palavras de ordem como “Servidor na rua, Dilma a culpa é sua” e cantando trecho da música de Beth Carvalho “Você pagou com traição a quem sempre te deu a mão”. A caminhada, que saiu do prédio do TRT, percorreu as avenidas Capitão Mor Gouveia e Prudente de Morais, seguiu pela Rua Raimundo Chaves retornando pela Rua Lauro Pinto onde se concentram os prédios da Justiça Federal, Tribunal Regional do Trabalho e Polícia Federal. 

A Polícia Federal, em greve desde o dia 07 de agosto, reforçou a mobilização, além do reajuste salarial, a categoria pleiteia a exoneração do diretor geral. “Não estamos em greve porque queremos, foi o Governo quem nos levou a essa situação, e só ele pode encerra-la”, disse o presidente do sindicato, Odilon Benício. Ainda durante o percurso a mobilização recebeu a presença do representante dos servidores da Polícia Rodoviária Federal que entrou em greve na manhã desta sexta-feira (24) mantendo apenas as atividades emergenciais.

Assembleia decide por greve de 48 horas nos 30 e 31 de agosto
 
Após a caminhada, os servidores do Judiciário se reuniram em assembleia e decidiram pela realização de um grande Ato Público na manhã da próxima quarta-feira (29), em frente ao TRT, e greve de 48 horas nos dias 30 e 31 de agosto, quinta e sexta-feira da próxima semana, já que o governo tem até o dia 31 de agosto para enviar o projeto final da Lei Orçamentária Anual de 2013 ao Congresso Nacional. Durante a assembleia também foram eleitos os servidores Leandro Gonçalves (TRE) e Francisca Gomes (TRT) como delegados para a Ampliada da Fenajufe no dia 30 de agosto em Brasília.
 
“Fizemos um movimento bonito e histórico. A luta dos servidores públicos não se resume a uma só categoria. O tratamento que o governo está dando é igual para todos”, disse o coordenador geral do Sintrajurn, Janilson Sales de Carvalho que conclama a presença de todos nas movimentações da próxima semana. “Será uma semana fundamental para as lutas dos servidores públicos federais”.
 
O Ministério Público da União, em greve há uma semana, reforça a força que o Judiciário tem para pressionar o governo a negociar. “O gigante dessa greve foi motivado pelos professores que aglutinaram outras categorias em torno deles. Agora, com o fim da greve da educação, um outro gigante se levanta que é justamente o Judiciário com condições de levar outros juntos”, disse Gustavo Muzzi, representante dos servidores do MPU. 
 
Participaram da caminhada os servidores do Judiciário, MPU, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, e os representantes dos sindicatos Sintest, Sindprevis, Sintsef e CSP–Conlutas.

Fonte: Sintrajurn-RN

Pin It

afju fja fndc