fbpx

Sessão do Congresso é encerrada e Calheiros convoca nova reunião para a quarta-feira, 7

O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) encerrou a sessão do Congresso Nacional que havia sido instalada nesta terça-feira, 6 e iria apreciar oito vetos presidenciais. Dentre eles, o veto 26, referente ao PLC 28. O projeto trata da reposição de parte das perdas salariais dos servidores do Judiciário Federal, há nove anos sem reajuste. Calheiros, que preside o Congresso, convocou nova reunião das casas legislativas para a quarta-feira, 7, às 11h30. A pauta dos vetos foi mantida.

Essa é a terceira tentativa de votação dos vetos presidenciais. No dia 22 de setembro, após a manutenção de 26 dos 32 que estavam pautados, a oposição conseguiu obstruir a sessão do Congresso, ante o risco de manutenção de vetos como o 26, do Judiciário. Convocada nova sessão para a quarta-feira, 30 de setembro, mais uma vez ela não aconteceu. Por uma manobra do presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o plenário onde seria realizada ficou ocupado por todo o dia com três sessões extraordinárias convocadas. O objetivo de Cunha com a obstrução era forçar o presidente do Senado a incluir na pauta o veto ao financiamento privado de campanha. Agora, apesar do número suficiente de senadores, faltou quórum na Câmara. O painel registrou presença de apenas 161 deputados dos 252 necessários.

Com a convocação da sessão para a quarta-feira, 7, às 11h30, o Comando Nacional de Greve da Fenajufe vai se reunir nesta terça-feira, 6. Às 18 horas haverá reunião com um representante de cada sindicato (dirigente)  para informar o resultado do trabalho desenvolvido hoje no Congresso e organizar os trabalhos para a sessão de amanhã.

da Fenajufe, Luciano Beregeno
Fotos da Composição: Valcir  Araújo

Pin It

afju fja fndc