fbpx

No Piauí, Judiciário Federal e MPF decretam greve por tempo indeterminado

Em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (15), ao final da manifestação do Apagão do Judiciário organizada pelo Sintrajufe-PI na entrada do TRE, servidores do Judiciário Federal do Piauí decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda (20).

Organizada pelo Sintrajufe-PI, a atividade contou com a participação de várias categorias: Ministério Público Federal, Polícia Federal, Dnocs, professores das Universidades Federal e Estadual do Piauí e integrantes do movimento estudantil. O evento segue uma linha de mobilização nacional, que conta com fortes mobilizações no Distrito Federal e nos demais estados na tentativa de pressionar o governo a dar o reajuste salarial depois de seis anos de congelamento.

Os diretores do Sintrajufe-PI parabenizaram a categoria pela realização do ato, que chamou bastante a atenção da imprensa e da população em geral. Eles agradeceram pelo apoio em massa dos servidores do MPF, com a participação de cerca de 80% da categoria na manifestação. Os servidores do Ministério Público também estão há seis anos sem reajuste e lutam, junto com os servidores do Judiciário Federal para a aprovação do projeto de lei que garante a revisão salarial das duas categorias.

Os servidores do MPF também realizaram uma assembleia geral no local e decretaram greve por tempo indeterminado, que teria começado hoje, mas irá começar junto com a greve do Judiciário na segunda-feira (20). “Nós teremos de esperar para começar a greve junto com os servidores do Judiciário, porque no Piauí nós não temos sede própria, é emprestada. Por isso, é preciso que a Justiça Federal paralise os serviços e principalmente o envio de processos para o Ministério Público, porque nós não temos sequer onde guardar toda esta papelada”, explica Daniel Bezerra, servidor do MPF.

Os manifestantes chamaram a atenção para a necessidade de mobilização, conscientizando os colegas de sala em sala para que participem efetivamente do movimento. Sindicalistas afirmam ser necessário um comprometimento maior dos servidores do TRE, pelo fato de ser este o tribunal que mais chama a atenção da imprensa e dos políticos neste período de eleições. “Ah, mas a gente não pode comprometer as eleições… Por que não? Se nossos salários há tempo estão comprometidos!”, enfatiza Antonia Goudinho, diretora do Sintrajufe-PI, que levantou dados referentes ao aumento do custo de vida nos últimos anos, como a mensalidade escolar do filho, que ela afirma ter dobrado.

Daniel Bezerra encoraja os servidores do Judiciário com o exemplo da mobilização do MPF: “Até ontem nós não tínhamos todas estas pessoas na mobilização. Foi passando de sala em sala e conversando que nós conseguimos tamanha adesão. Nós temos que trabalhar com a realidade: se você está sentado, fazendo o seu trabalho direitinho é porque você está satisfeito com a situação salarial. Agora, se você acha que o nosso salário está defasado e que está se sentindo humilhado, se mexa, porque não vai resolver a gente só ficar passando e-mail, nós precisamos mostrar nossa cara, nossa coragem. Esta é a única forma de conseguir algum reajuste”, completa Bezerra.

Fonte: Sintrajufe-PI

Pin It

afju fja fndc