fbpx

Aposentadoria de servidor por invalidez será discutida em audiência pública, na Câmara, nesta quarta-feira (26/02)

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 170/12, que garante proventos integrais aos servidores públicos aposentados por invalidez, será tema de debate nesta quarta-feira (26), às 14h30min, na Câmara dos Deputados, no Plenário 14. A audiência, que é uma iniciativa da comissão especial que analisa a PEC, contará com a presença de representantes do governo e dos servidores.

De acordo com a proposta, apresentada pela deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), para ter direito aos proventos integrais, o servidor deverá ter ingressado no serviço público até 31 de dezembro de 2003, quando entrou em vigor uma reforma da Previdência. A regra seria aplicada aos que já se aposentaram e aos que venham a se aposentar por invalidez.

“É indispensável que as entidades de classe sejam ouvidas pela comissão para que possamos alcançar sucesso na votação da PEC”, afirma o deputado Marçal Filho (PMDB-MS), que propôs a audiência. A Fenajufe, que está atenta a toda a tramitação desta proposta, acompanhará a audiência.

Foram convidados para usar a palavra na audiência:

- o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias;
- a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior;
- o presidente do Instituto Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Mosap), Edison Guilherme Haubert;
- o presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis), Nilton Rodrigues; e
- o presidente da Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social (Anasps), Alexandre Barreto Lisboa.

Fonte: Agência Câmara, com adaptações de Eduardo Wendhausen Ramos (Fenajufe)

Pin It

afju fja fndc