Servidor aposentado do TRT da 12ª Região cria projeto de conscientização sobre uso de preservativos

Servidor aposentado do TRT da 12ª Região cria projeto de conscientização sobre uso de preservativos

Em viagem a Brasília, o servidor João da Cruz Filho visitou a Fenajufe e apresentou o “Projeto Camisinha Poética”  

 

Engajado na luta contra a AIDS, desde 1997, quando a capital catarinense apresentava um número elevado de jovens infectados com o vírus HIV, o servidor público João da Cruz Filho, aposentado do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região e filiado ao Sintrajusc-SC, conta que abraçou a causa pregando a importância quanto ao uso de preservativos e alertando sobre o perigo da síndrome que se espalhava não só na Ilha, mas  também no Brasil e no mundo.

Poeta, JC como gosta de ser chamado, ao fazer o pré-lançamento de seu  livro de poesias “Agua de Cacimba” em 1999 , o servidor  resolveu anexar embalagens de camisinhas em cada volume  do livro como forma de dialogar informalmente sobre o tema com as pessoas e deixar evidente a importância do uso do preservativo como prevenção da Aids/ DST’s. A ideia foi bem recebida e deu origem ao projeto “Camisinha poética: prevenindo com poesia” que consiste em imprimir seus versos de poesia em embalagens de preservativos e fazer distribuição nos locais de maior circulação de jovens.

Dessa forma, JC passou a levar e divulgar seu projeto em várias cidades brasileiras e fora do Brasil. Em suas andanças já visitou Portugal, Espanha, Alicante, Cuba e participou da sétima edição do Fórum Social Mundial no Quênia (África) em 2007, onde levou o projeto e foi muito aclamado pela organização do evento e pelos participantes, que se comprometeram em levar o projeto adiante.

Em 22 anos de existência, o projeto já distribuiu mais de um milhão de camisinhas para pessoas de idades variadas e de todas as classes sociais. Em outubro, o servidor aposentado esteve no Congresso Nacional, visitou gabinetes de deputados e senadores, distribuindo camisinhas e apresentando o projeto.

Este ano, o projeto ganhou apoio de peso com o patrocínio do Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS). O órgão mandou confeccionar e imprimir 10 mil embalagens com versos do poeta para o lançamento da campanha, “Ação Camisinha poética- Humanizando o uso do preservativo” que começa no dia 02 de dezembro - Dia mundial de Combate a Aids. O objetivo do projeto é auxiliar na conscientização pelo sexo seguro, e “humanizar” o assunto entre as famílias. Combater o avanço da Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis e levar um pouco mais de poesia ao sexo.

Segundo o Ministério da Saúde, a incidência da Aids no Brasil, ocorre entre jovens de 15 a 39 anos principalmente entre os homens. Cerca de 73% dos homens infectados estão nesta faixa etária. Ainda de acordo com a pasta, incidência é de 52 para cada 100 mil habitantes.

O lema é se cuidar. Entre 2010 e 2018 o Brasil teve um aumento de 21% no número de novas infecções por HIV. Os números colocam o país com um dos maiores índices da América Latina. O aumento ainda fez com que a América Latina registrasse, em média, um incremento de 7% nos novos casos.


Quem tiver interesse nas camisinhas poéticas podem entrar em contato com o próprio JC, no número de telefone celular: 47 -99983-5888.

Para mais informações sobre o projeto visite o site: www.jcramos.com.br 

 

Joana Darc Melo, da Fenajufe

Fotos: Divulgação