Fenajufe participa de Seminário Nacional dos Agentes de Segurança do Poder Judiciário Federal, em Fortaleza

Fenajufe participa de Seminário Nacional dos Agentes de Segurança do Poder Judiciário Federal, em Fortaleza


A Fenajufe participou do 13º Seminário Nacional dos Agentes de Segurança do Poder Judiciário Federal, que ocorreu nos dias 18 e 19 de novembro, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em Fortaleza. O evento, organizado pela Associação Nacional dos Agentes de Segurança do Poder Judiciário da União (Agepoljus), reuniu Agentes de Segurança de diversas regiões do país.

Estiveram no encontro, os coordenadores Costa Neto, Charles Bruxel, Epitácio Jr (Pita), Evilásio Dantas, José Aristeia, Ranulfo Filho e Roniel Andrade, também presidente da Agepoljus.

Após as apresentações de abertura, na segunda-feira (18), o Secretário de Segurança Pública do Estado do Ceará, Dr. André dos Santos Costa, falou sobre “Segurança Pública x Segurança Institucional: Correlações de Atuação e Possíveis Parcerias” e demonstrou as medidas realizadas no Ceará pela segurança no estado.

Na manhã de terça-feira (19), o seminário foi retomado com a palestra do inspetor da Polícia Judiciária Portuguesa, Edgar José Rendeiro Ribeiro, com o tema “Investigações Internacionais: uma visão prática de como aplicar a Inteligência”. O inspetor explicou a organização dos tribunais e os tipos de polícia em Portugal: Polícia Judiciária, Judiciária Militar, Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública, Polícia Marítima, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e a Autoridade de Segurança Alimentar e Econômica.

Ainda pela manhã, o segundo palestrante foi o Desembargador do TRT da 7ª Região, Dr. Paulo Regis Machado Botelho, que apresentou a visão da magistratura com relação à criação de uma polícia institucional do Poder Judiciário Federal. E, encerrando os trabalhos na parte da manhã, debate sobre Gestão do Conhecimento com o policial federal Luiz Carlos Magalhães - mestre em Ciência da Educação pela Universidade Católica Portuguesa.

Já no período da tarde, a Assessora Especial de Segurança Institucional e Transporte do Conselho da Justiça Federal (CJF), Dra. Fernanda Rocha Pacheco Santos, ressaltou que os Agentes de Segurança precisam ser protagonistas para a mudança de postura com relação à segurança institucional no Judiciário.

E, encerrando as atividades do 13º Seminário Nacional dos Agentes de Segurança do Poder Judiciário Federal, o Adido do Serviço Secreto Americano para o Cone Sul, mister Robert Holman, falou sobre o conhecimento do Serviço Secreto Americano na proteção do presidente e de funcionários do Alto Escalão do Poder Executivo dos EUA.

 

Com informações da Agepoljus