Fenajufe - Pesquisa Nacional de Saúde do Poder Judiciário começa na segunda-feira, 22

Pesquisa Nacional de Saúde do Poder Judiciário começa na segunda-feira, 22

Já está tudo pronto para o início da coleta de dados com a Pesquisa Nacional de Saúde do trabalhador e da trabalhadora do Poder Judiciário – federal e estadual – e do Ministério Público da União. O link com o questionário será disponibilizado durante cerimônia na Universidade de Brasília (UnB), na segunda-feira, 22.

A pesquisa deverá apontar os riscos psicossociais no ambiente do trabalho e identificar situações de sofrimento emocional e psicológico, bem como o adoecimento osteomuscular.  As Federações estão  junto aos sindicatos de base para sensibilizar os servidores e servidoras a responderem o questionário da pesquisa.

A pesquisa tem como público-alvo os servidores e servidoras do judiciário federal e estadual e MPU. O questionário

Com os dados obtidos a partir dos questionários aplicados, será possível a construção de uma base nacional de dados que dê suporte e formação aos sindicatos, a fim de capacitá-los na ação conjunta para elaboração e disputa de propostas junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).  Em vídeo publicado nas redes sociais, a coordenadora da Fenajufe, Mara Weber, explica a importância das respostas para a qualidade de vida dos servidores e servidoras das pastas objeto da pesquisa:

 

A construção da pesquisa foi deliberada inicialmente no I Encontro de Saúde realizado pelas duas Federações, em novembro de 2017. Após definição pelo Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da Universidade de Brasília (UnB) para coleta dos dados, novos encontros definiram a metodologia. Pelo protocolo adotado poderão ser identificadas situações de assédio moral, o que possibilita a construção de políticas que permitam combater a prática abusiva, a gestão autoritária e proporcionar um ambiente de trabalho com mais qualidade de vida.