fbpx

Fonasefe discute realização do Seminário Nacional para o final de agosto

Na tarde de terça, 7, os coordenadores da Fenajufe, Costa Neto e José Everson e a Secretária Política Eliane Mendes, participaram da reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe). Na pauta foram debatidos o Seminário Nacional do Fonasefe, o Dia Nacional de Luta nos estados em 10 de agosto e o indicativo de mobilização para 12/09 com Caravanas à Brasília, data da posse do novo presidente do STF para pressionar pela data base do serviço público.

Entre os informes da Fenajufe foi relatada a realização da XXII Plenária Nacional nos dias 2 a 5/8, com a participação de 215 servidores, sendo 156 delegados (as) e 46 observadores (as) que participaram de amplo debate sobre plano de lutas e campanha salarial. Outro ponto importante nas discussões foram os temas de lutas prioritárias na atuação do movimento sindical do Judiciário Federal e MPU, sendo eles a reforma da previdência, revogação da reforma trabalhista, derrubada da EC 95 e da PEC 55/2016, o apoio à auditoria da dívida pública e a data-base.

Também foi definida a realização do Seminário Nacional, que debaterá entre outros temas, data-base e a valorização do Serviço Público. O Seminário acontece entre nos dias 30, 31 de agosto e 1º de setembro de 2018 em Brasília/DF.

Outro ponto acordado foi a definição do dia 10 de agosto como Nacional de Luta nos Estados em defesa do emprego, da aposentadoria e contra a reforma trabalhista.

Por fim deliberou o indicativo do dia nacional de lutas no dia 12/09 com Caravanas à Brasília, data da posse do novo presidente do STF para pressionar pela data base do serviço público. Esta data deverá entrar em discussão novamente, uma vez que o cerimonial do STF confirmou que a posse de Dias Toffoli como presidente da Corte, acontece em 13 de setembro às 17 horas.

Participaram da reunião as entidades: Andes-SN, Asfoc-SN, ASSIBGE-SN, CNTSS, Condsef, CSP-Conlutas, CSPB/C.T.B, Fasubra, Fenajufe, Fenaprf, Fenasps, Sinait, Sinasefe, SINDCT, Sindireceita, Unacon-Sindical. O Sintrajusc (sindicato filiado à Fenajufe) marcou presença como entidade observadora.

O Fonasefe volta a reunir-se no dia 15/08, às 16 horas, na sede da CONDSEF (SCS Quadra 2 – Edifício Wady Cecílio).

Pin It

afju fja fndc