fbpx

Consciência e reflexão no 20 de Novembro

 

 

 

“De cada 100 pessoas que sofrem homicídio no Brasil, 71 são negras”. A frase que abre o quinto tópico do Atlas da Violência 2017, publicado em junho deste ano pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), provoca um gosto amargo na boca e a sensação de que perdemos o senso de humanidade em alguma esquina da nossa história. Ela plastifica a realidade de um país que sempre tratou a população negra e a negritude afro-brasileira como pecado a ser punido. São estatísticas indefensáveis que apontam para um genocídio em curso.

O assassinato de jovens homens negros no Brasil pode ser comparado aos números de mortos em guerra. E a tragédia não se restringe a causas socioeconômicas. Estudos mostram que o cidadão negro possui chances 23,5% maiores de ser assassinado, comparado ao restante da população, já descontado o efeito da idade, sexo, escolaridade, estado civil e bairro de residência.

Se tomado o recorte de tempo entre 2005 e 2015, a evolução da taxa de homicídios na população negra aumentou 18,2%, enquanto que para aquela não-negra, reduziu em 12,2%.  E os números são piores quando o extrato é sobre o segmento de mulheres negras.

Os números mostram uma condição agravada e apontam que muitas dessas mortes poderiam ter sido evitadas. Antes de serem mortas, essas mulheres são vítimas  de outras violências em série como de gênero, psicológica, patrimonial, física ou sexual.

O 20 de Novembro é hoje, mais uma vez, um convite à reflexão sobre a real situação do negro no Brasil ao longo dos mais de 300 anos de resistência à escravidão.

É também o fortalecimento da luta contra a exclusão secular a que a população negra é submetida. É o fortalecimento de uma luta que joga luz não sobre algum tipo de invisibilidade histórica, mas sobre uma das maiores injustiças étnicas já praticadas pela estória contra um povo.

 

 

 

Pin It

afju fja fndc