Fenajufe e sindicatos acompanham sessão do STF

Quintos continuam na pauta, mas plenário ainda não analisa embargos

A quinta-feira foi mais um dia de mobilização para acompanhar a sessão do STF. A expectativa é que os ministros julgassem os embargos declaratórios nos embargos do RE 638.115 – Quintos/Décimos incorporados - o que mais uma vez não aconteceu.

Os coordenadores da Fenajufe Costa Neto – que também é coordenador geral do Sindjus/DF – e Cristiano Moreira, ao lado de  delegações e representações vindas de diversos estados, acompanharam a sessão. Atuaram em Brasília dirigentes e servidores do Sindjus (DF), Sisejufe (RJ), Sindiquinze (Campinas), Sitraemg (MG), Sintrajufe (RS), Sintrajud (SP), Sindjufe (BA), Sindissétima (CE) e Sindjufe (MS), além de associações de servidores do PJU e MPU.

Apesar de pautado, o plenário não analisou os embargos, que provavelmente voltarão ao radar da Corte em novembro. Ainda assim, a temperatura esteve alta em alguns momentos, quando os ministros Roberto Barroso e Gilmar Mendes protagonizaram um bate-boca com acusações sobre a atuação dos ministros em questões que envolvem o estado do Rio de Janeiro, a extradição do italiano Cesare Battisti e a prisão domiciliar do ex-ministro José Dirceu.

Ao final da sessão, dirigentes e delegações conseguiram conversar com os ministros Barroso e Marco Aurélio, quando reafirmaram os argumentos pela manutenção das parcelas incorporadas.

A Fenajufe reforça orientação para que servidores do PJU e MPU intensifiquem a pressão sobre os ministros do STF pela manutenção dos Quintos/Décimos incorporados, através do envio de mensagens aos ministros do STF através da página da Federação pelo link http://187.4.128.194/formprev.htm .