fbpx

Vamos parar o Brasil com greve geral no dia 28 de abril

Na Reunião Ampliada do dia 8 de abril, os sindicatos de base e Direção Executiva da Fenajufe reuniram-se e deliberaram, por unanimidade, pela adesão à Greve Geral do dia 28 de abril (Acesse a resolução)

A Greve Geral do dia 28 de abril precisa ser o maior movimento paredista da história do Brasil! Este é o recado que vem sendo dados pelas centrais sindicais e movimentos sociais organizados em comitês estaduais pela greve geral, contra as reformas e em frentes em Defesa do Serviço Público e Direitos.

Os sindicatos filiados à Fenajufe estão sendo chamados a fazer a sua parte nesse movimento de resistência e enfrentamento do maior retrocesso social e de direitos que a classe trabalhadora já enfrentou, seja da iniciativa privada, seja do serviço público. A Reunião Ampliada da Fenajufe do dia 8 de abril incluiu como bandeiras de luta também a Defesa da Justiça do Trabalho e o direito de greve.

A greve deste dia 28 foi convocada nacionalmente, de forma unitária, por todas as centrais sindicais do País contra as reformas trabalhista e da Previdência e contra a terceirização. Embora a terceirização irrestrita já tenha sido aprovada no Legislativo, é preciso ser enfrentada e revertida. Já as reformas trabalhista e da Previdência ainda podem ser barradas a partir da mobilização unitária de todos os trabalhadores e trabalhadoras, servidores e iniciativa privada.

É importante ressaltar que o último movimento dessa envergadura aconteceu no Brasil em 1989, durante o governo do presidente José Sarney, do PMDB. Agora é o momento de novo enfrentamento.

Inversão da lógica da proteção  

O substitutivo do relator da (contra) reforma trabalhista, deputado Rogério Marinho (PSDB/RN), piora em muito o que já era ruim, trazendo retrocesso em direitos básicos como duração de jornada e férias. Acaba com a negociação coletiva e transforma a Justiça do Trabalho em órgão homologador de rescisões de contrato.

O contrato intermitente é perverso deixando o trabalhador à mercê do empregador, sem saber quando irá trabalhar e quanto irá receber e se não se apresentar será multado.  Sequer a proteção às mulheres grávidas foi respeitada, podendo, com a reforma, trabalhar em lugares insalubres. É a inversão da lógica do Direito do Trabalho com o intuito de proteger o mau empresário.

A (contra) Reforma da Previdência afetará os trabalhadores da iniciativa privada e do setor público do campo e da cidade, sendo mais cruel ainda com as mulheres, pelo aumento da idade mínima e os idosos e pessoas com deficiência através da desvinculação dos benefícios do salário mínimo, como o BPC (Beneficio de Prestação Continuada), as pessoas que porventura se aposentem por invalidez e que venham a receber pensões no futuro. Na realidade é uma contrarreforma para acabar com a previdência pública e para que as pessoas não se aposentem e que tem o interesse de favorecer o mercado da previdência privada, financiada pelos bancos. O último relatório apresentado veio piorar a situação dos servidores públicos que entraram antes de 2003, que na prática não terão direito as regras de transição minimamente asseguradas na proposta original.

Panfletagem 

Intensificar as panfletagens na base da categoria. Esse é o momento de convocar a todos a aderir à greve geral. Também é hora de fazer pressão sobre as bases eleitorais dos deputados, em cada estado, além de fazer frente à participação ou criação de comitês, fóruns ou frentes estaduais contra as reformas e em defesa da Justiça do Trabalho. Na semana que vem, a Fenajufe deve disponibilizar um placar informativo com a posição das bancadas, por estado, de cada deputado sobre a (contra) reforma trabalhista e previdenciária.

A Fenajufe informa que as entidades devem tomar os procedimentos legais para oficializar os tribunais, comunicando acerca da greve e motivação dos servidores para protestar contra as propostas de reforma que estão em tramitação no Poder Legislativo. Confira aqui as dicas da AJN (cartilha de greve).

 

GREVE GERAL JÁ PARA BARRAR AS REFORMAS DA PREVIDÊNCIA E TRABALHISTA!

EM DEFESA DA JUSTIÇA DO TRABALHO E DO DIREITO DE GREVE!

Pin It

afju fja fndc