fbpx

Servidores do Judiciário Federal e MPU tomam as ruas no Dia Nacional de Luta contra as reformas

Dia Nacional de Luta contra as reformas da Previdência e Trabalhista reúne manifestantes em todo o País

Fotos: Joana Darc Melo/Fenajufe

O 15 de março foi o dia em que o trabalhador brasileiro deu seu recado ao  Congresso Nacional, contra as reformas propostas pelo governo através da PEC 287/16 (reforma da Previdência) e o PL 6787/16 (reforma trabalhista). Trabalhadores do serviço público, da iniciativa privada, estudantes, movimento de mulheres, negros, LGBTs e quilombolas protestaram contra os ataques do governo aos direitos do cidadão. Estima-se que mais de um milhão de pessoas tenham ido pra rua na quarta-feira, o Dia Nacional de Luta contra as reformas.

Em Brasília a concentração aconteceu no Museu da República, de onde os trabalhadores e movimentos sociais saíram em caminhada até o ministério do Planejamento. Pela Fenajufe, participaram os coordenadores Adriana Faria, Costa Neto, Elcimara Souza e Gerardo Lima. Outros coordenadores da federação marcaram presença nos estados, onde indignada, a população pediu o fim do terrorismo de governo contra os trabalhadores.

Ainda na quarta-feira a Federação também acompanhou as audiências públicas das Comissões Especiais da Câmara dos Deputados, que continuam a toque de caixa para agradar ao governo.

Sindicatos de servidores do Poder Judiciário Federal e Ministério Público da União participaram, nas capitais e no interior, dos atos, manifestações e demais atividades concentradas no Dia Nacional de Luta:

Sindjus/AL - Mais de cinco mil pessoas participaram do Dia Nacional de Lutas contra a reforma da Previdência, PEC 287/2016, na quarta-feira (15). A concentração ocorreu na Praça Centenário, local de onde os manifestantes saíram em caminhada pelas ruas do Centro de Maceió, até a Assembleia Legislativa para realização de protesto. Servidores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União de Alagoas, magistrados e advogados realizaram abraço simbólico na Justiça do Trabalho em defesa dos direitos trabalhistas e previdenciários. Veja as fotos na FanPage do Sindjus-AL, NESTE LINK.

Sitra/AM-RR -          Pelo menos três mil servidores públicos das esferas federal, estadual, municipal, além de trabalhadores do setor privado, foram às ruas na tarde desta quarta-feira (15), em Manaus, para protestar contra as reformas da previdência e trabalhista. A marcha, que fez parte do Dia Nacional de Lutas, organizado pelas lideranças nacionais dos trabalhadores, iniciou por volta das 15h, na Praça do Congresso, Centro da capital amazonense, e após percorrer as ruas Ramos Ferreira, Ferreira Pena, Avenida Leonardo Malcher, Epaminondas e Dez de Julho, terminou com grande concentração na avenida Eduardo Ribeiro, onde os sindicalistas. No link http://bit.ly/2nKlIs1 você confere fotos da manifestação.

Sindjufe/BA -           Em meio ao bloqueio da grande imprensa, movimentos sociais, sindicatos, estudantes, servidores públicos federais e estaduais foram às ruas, em Salvador, neste (15) de março, em grande Ato contra a reforma da Previdência. O 1° ato aconteceu na parte da manhã, no Iguatemi e a estimativa segundo organizadores foi de quatro mil pessoas. Já o 2° ato, pela tarde, na Praça do Campo Grande, a estimativa foi de 50 mil pessoas.
Fotos e informações, acesse este link.

Sintrajufe/CE - Sintrajufe/CE participou do ato nacional contra a reforma da previdência, realizado no centro de Fortaleza/CE. O ato começou na Praça da Bandeira e os manifestantes passaram por diversas ruas do centro até Praça do Ferreira. Reforma da previdência: DIGA NÃO! Fotos no link http://bit.ly/2mUqDcm

Sindjus/DF - Ao lado de diversas outras categorias do serviço público e também do setor privado, o Sindjus-DF participou na manhã desta quarta-feira (15/03) de ato público, em Brasília, contra a PEC 287/2016, que altera as regras da aposentadoria. A concentração dos servidores do Judiciário e do MPU teve início às 9h, no Museu da República. De lá, dirigentes do Sindjus-DF e colegas da base saíram em caminhada pela Esplanada dos Ministérios, passando pela Catedral e indo até a altura do Ministério da Fazenda, com carro de som, vuvuzelas e faixas contra a reforma da Previdência. No percurso, eles distribuíram adesivos e material do Sindjus. Fotos e outras informações podem ser acessadas NESTE LINK.

Sinjufego/GO -        Reunindo todas as Centrais, com apoio de diversos sindicatos representando os setores privado e público, Goiânia registrou no dia 15 de março um dos maiores atos contra a Reforma da Previdência, chegando a contar no seu auge com mais de 15 mil manifestantes. A concentração aconteceu a partir das 10h no Coreto da Praça Cívica e desceu em caminhada até a Praça do Bandeirante, que é o marco zero da capital. Fotos e informações complementares podem ser acessadas AQUI.

Sintrajufe/MA - Os servidores do Judiciário Federal e do MPU participaram, no 15M, de Ato Unificado pela manhã no Centro de São Luís, reunindo centenas de manifestantes que, mesmo sob chuva ocuparam as ruas. O ato saiu da Praça Deodoro, ponto de concentração na cidade, e se dirigiu até a Agência do INSS no Parque do Bom Menino, também na região central. À tarde, mais um ato, esse dos servidores do PJU e MPU, foi realizado na Sede da Justiça Federal no Maranhão. Imagens podem ser vistas em www.facebook.com/sintrajufema

Sitraemg/MG -         Cerca de 100 mil pessoas saíram para as ruas no Dia Nacional de Luta contra as reformas. A concentração aconteceu na Praça Sete, Praça da Estação e Praça Afonso Arinos. Por volta do meio dia saíram em passeata, até a Praça da Assembleia Legislativa de Minas, onde ainda participaram de uma audiência pública, também sobre a Reforma da Previdência. Informações e fotos, AQUI.

Sindjufe/MS - Membros do SINDJUFE/MS participaram das manifestações de protesto à PEC 287/2016, de reforma da Previdência Social, que levou mais de 20 mil trabalhadores para as ruas de Campo Grande e interior de Mato Grosso do Sul. Fotos aqui.

Sindijufe/MT -         Cerca de 5 mil pessoas se reuniram na Praça Ipiranga, no Centro, no Dia Nacional de Luta contra as reformas da Previdência e Trabalhista. Em meio a manifestação, o grito de ordem foi “Previdência ou morte”. Segundo os organizadores do evento cerca de 30 categorias de trabalhadores estiveram reunidas na Capital mato-grossense. No interior as cidades de Rondonópolis, Tangará da Serra, Cáceres e Juína também registraram manifestações. No site do sindicato (AQUI) estão disponíveis mais informações e fotos sobre o 15 de março.

Sindjuf/PA/AP - No Pará, a mobilização do 15 de março foi marcada por uma passeata que agregou diversas categorias de trabalhadores, entre elas os servidores do Poder Judiciário Federal. Mulheres; trabalhadores rurais e professores, que serão parcelas da população mais prejudicada pela reforma, também estavam presentes na passeata para pedir respeito as suas condições de vida e de trabalho. Esses seguimentos terão perda significativa de direitos conquistados, principalmente, pela penosa condição de trabalho a qual estão submetidos. Fotos e mais informações: NESTE LINK .

Sindjuf/PB -             Sindicatos de várias categorias paralisaram neste 15 de março as atividades em Campina Grande. Representantes de centrais sindicais e de sindicatos caminharam pelo Centro de Campina Grande em protesto contra a Reforma da Previdência e Trabalhista. Os manifestantes caminharam da sede do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) até o prédio da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT). Confira AQUI mais informações e fotos sobre o ato na PB.

Sintrajuf/PE -           A concentração aconteceu na Praça Oswaldo Cruz e seguiu pelo centro da cidade, arrastando milhares de profissionais de serviço público e também do setor privado. Durante a tarde a categoria se reuniu na sede do TRE e decidiu em assembleia aderir à paralisação nacional. Mais informações e fotos podem ser acessadas AQUI.

Sinjuspar/PR - Para fomentar o aumento da participação dos servidores, o Sinjuspar, com o importante apoio da Direção do Foro da Justiça Federal, promoveu palestra informativa sobre a PEC 287, na quinta-feira (16).

Sisejufe/RJ - A mobilização dos servidores do Judiciário Federal, promovida pelo Sisejufe nos locais de trabalho, começou às 15h, com atuações em várias frentes por parte dos dirigentes. Informações no site do sindicato, NESTE LINK.

Sintrajurn/RN          - Manifestantes tomaram as ruas do Alecrim e Centro de Natal em uma passeata que saiu da Praça Gentil Ferreira até as proximidades do cruzamento da avenida Rio Branco com João Pessoa. Da garganta dos trabalhadores um grito ecoou: Fora Temer, e leve essa Reforma junto com você! A manifestação foi construída em unidade entre várias centrais sindicais e sindicatos e ocorreu simultaneamente em várias cidades do país. Fotos AQUI.

Sindjufe/RO-AC - Na quarta-feira (15), instituído pelo SINDIJUFE RO/AC como o Dia da Valorização dos Servidores do Judiciário Federal, foi realizada uma grande Mobilização contra a Reforma da Previdência - PEC 287/2016 em Porto Velho - RO, com a participação de várias entidades e sindicatos. A concentração foi na Praça Estrada de Ferro Madeira Mamoré desde as 9 horas. Em seguida houve passeata pelas ruas da cidade até o INSS no bairro Olaria, onde foi realizado um ato. Os manifestantes seguiram rumo a Assembléia Legislativa do Estado, onde continuaram o Ato Unificado. Fotos e outras informações AQUI.

Sintrajufe/RS -        Os trabalhadores do Judiciário Federal no RS realizaram paralisação de 24h contra a reforma da previdência. Em Porto Alegre, a categoria organizou bancas na frente de todos os principais prédios pela manha. Às 15h, o Sintrajufe/RS participou de plenária do Fórum Gaúcho em defesa da Previdência. A plenária que foi bastante representativa, contando com a participação de vários sindicatos e oposições sindicais. O Fórum deliberou pela continuidade e intensificação da luta contra a Reforma da Previdência. Às 17h a categoria se somou ao ato unitário das centrais sindicais que parou o centro da capital dos gaúchos com mais de 10 mil manifestantes. No interior do estado a paralisação também teve bastante peso e várias atividades com outras categorias foram realizadas. Fotos e informações AQUI.

Sintrajusc/SC- Trabalhadores de 13 categorias em Florianópolis participaram da Greve Geral em Defesa da Aposentadoria e contra a reforma da Previdência neste 15 de Março, entre elas os servidores públicos do Judiciário Federal, que se concentraram no prédio das Varas do Trabalho e na Justiça Federal. Após a palestra na JT, os servidores se dirigiram ao Centro da Capital para participar do Ato que reuniu mais de dez mil pessoas. Atos semelhantes ocorreram em outras cidades do estado e em todo o país. A luta também contou com a adesão dos colegas da Justiça Federal de Itajaí, que pararam duas horas. Mais informações e fotos podem ser acessadas NESTE LINK.

Sintrajud/SP -         Na capital paulista, as estimativas geram em torno das centenas de milhares – chegando a haver quem avalie que 300 mil estiveram na av. Paulista neste 15M. Houve paralisação de atividades nas unidades do Judiciário Federal e MPU. Outras informações e fotos podem ser acessadas AQUI.

Sindiquinze/SP      - Os servidores da 15ª Região da Justiça do Trabalho participaram no 15 de março, entre 12h e 14h, da paralisação promovida pelo Sindiquinze contra a Reforma da Previdência. Fotos e informações NESTE LINK.  

 

Pin It

afju fja fndc