fbpx

Reforma da Previdência avança na Câmara dos Deputados

 

Partidos deverão indicar componentes da Comissão Especial até a quinta-feira (7)

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ), quer instalar a Comissão especial que vai analisar a reforma da Previdência - PEC 287/16 - na quinta-feira (7), afinal, o governo tem pressa e ele obedece. Com isso, os partidos têm 48 horas a partir da criação da Comissão na segunda-feira (6), para indicar os nomes.

Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira, Maia destacou que as reformas – da Previdência e a trabalhista – são importantes “porque o país está numa crise grande”, sem aprofunda em sua análise sobre a responsabilidade do atual Congresso Nacional na criação, construção e manutenção do cenário que aí está. Obediente à batuta do Planalto, Maia não quer atrasos para sacrificar os trabalhadores.

A celeridade ímpar que o presidente prega para a PEC 287, vale também para a reforma trabalhista, o PL 6787/16. O rolo compressor do governo está a todo vapor e ele quer jogar a conta dos ajustes, mais uma vez, sobre os ombros dos trabalhadores.

Mas governo e base aliada já tropeçam. Anunciado como pretenso presidente da Comissão Especial que analisará a PEC 287, o deputado Sérgio Sveiter (PMDB/RJ) recuou e a disputa pelo cargo continua, provocando fissuras na base.

Já na outra ponta a resistência é construída. Mobilizados, servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada buscam a união para barrar o ataque do governo. Além de atos contra a PEC 287 e o PL 6787/16 que acontecem por todo o País, também a pressão sobre os deputados é uma forte estratégia. Dia e noite, em Brasília ou nas bases eleitorais, a palavra de ordem é “pressionar”.

Confira a agenda dos atos programados contra a PEC 287:

QUARTA-FEIRA - 8 de fevereiro 

BRASÍLIA:

- União das Policiais do Brasil (UPB) convida para Manifestação Contra a Reforma da Previdência (287/2016),quarta-feira, dia 8 de fevereiro, às 13h30, em frente ao Congresso Nacional. 

- Na Câmara dos Deputados ocorrerá o debate Não à PEC 287 - Venha discutir os impactos da Reforma da Previdência na vida das Mulheres e as estratégias para impedir os retrocessos. Será no Anexo II, Plenário 13,, a partir das 10h. 

BELO HORIZONTE: O Instituto de Estudos Previdenciários (IEPREV) realiza, nesta quarta-feira, 8 de fevereiro, o ato Todos Contra a Reforma da Previdência, em Belo Horizonte (MG), na Praça Sete, às 9h. 

NATAL: A Frente Potiguar em Defesa da Previdência convida para o Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência. A manifestação terá concentração nesta quarta-feira, 8 de fevereiro, no INSS, rua Apodi, Tarol. 

FORTALEZA: Manifestação contra a PEC 287, a partir das 9 horas, na Praça do Ferreira, organizado pela Frente Cearense contra a Reforma da Previdência. 

QUINTA-FEIRA - 9 de fevereiro

BRASÍLIA: 

- Ato Público em Defesa da Previdência Social no dia 9 de fevereiro, quinta-feira, às 9h30, no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados. 

SEGUNDA-FEIRA - 13 de fevereiro 

BRASÍLIA: Ato contra a Reforma da Previdência, realizado pela UNA-SE (Movimento Unificado dos Aposentados, Pensionistas e Idosos do Serviço Público e do INSS), organizado pelo MOSAP e COBAP. O Senador Paulo Paim, junto ao Mosap e Cobap, convocam todas as entidades civis que desejam lutar contra o desmonte da previdência, de forma conjunta, com esperança na unidade de todas as entidades. A programação do evento contará com missa na catedral de Brasília, à partir das 09:00 horas, em seguida Sessão Solene no Senado Federal e término com ato em frente ao antigo Ministério da Previdência. 

QUARTA-FEIRA - 15 de fevereiro

BRASÍLIA: Ato Público promovido pela FRENTAS e outras entidades contra a Contra a PEC do Caixão (287/2016), dia 15 de fevereiro, às 14 horas, no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados. 

SEGUNDA-FEIRA - 20 de fevereiro 

RIO DE JANEIRO: O Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (ASFOC), promove, no próximo dia 20 de fevereiro, o seminário Desmistificando a Reforma da Previdência. Será na Av. Brasil, nº 4365 - Rio de Janeiro - a partir das 9h30. 

(Com informações da Agência Câmara e Movimento A Previdência é Nossa)

 

Pin It

afju fja fndc