fbpx

Audiência Pública discute violência contra Oficiais de Justiça

Coordenadores da Fenajufe participaram na tarde da quarta-feira (5/10), de Audiência Pública na Câmara dos Deputados para debater a violência contra Oficiais de Justiça do Poder Judiciário. Promovida pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO), a audiência contou com a participação dos dirigentes Adriana Faria, Costa Neto, Erlon Sampaio, Gerardo Lima – também presidente da Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais do Distrito Federal (Aojus/DF), Gláucio Silva e Marcelo Ortiz – que preside a Federação Nacional das Associações de Oficiais de Justiça Avaliadores Federais (Fenassojaf). A audiência foi solicitada pelo deputado Laudívio Carvalho (SD/MG).

Em sua fala, o coordenador Marcelo Ortiz destacou o trabalho no dia a dia do Oficial de Justiça e os riscos aos quais está sujeito. Ele lembrou que os oficiais são servidores públicos que trabalham sozinhos e vão a locais em que muitas vezes, nem o estado chega e que muitas vezes, a polícia não tem condições de garantir proteção a estes servidores, por de contingente.

O dirigente defendeu ainda o porte de arma para os Oficiais de Justiça Avaliadores Federais como uma forma de proteção. “Ninguém aqui quer arma para matar ninguém. A gente quer o porte de arma para se proteger; e nós não entendemos como é que os magistrados, que emitem as decisões judiciais, possuem o porte de arma e os profissionais que estão nas ruas cumprindo essas decisões não possuem o porte para se defender”. 

Participaram da audiência, também como convidados, Mário Medeiros Neto - Coordenador da Federação Sindical dos Oficiais de Justiça do Brasil - Fojebra; Igor Leandro Teixeira -  Diretor-Geral do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado de Minas Gerais - Sindojus/MG e Cleomar Wolffram - Diretor-Financeiro do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Estado do Espírito Santo - Sindioficiais/ES. 

Boechat

Na quinta-feira (6/10) o jornalista da Band FM, Ricardo Boechat, agrediu a todos os Oficiais de Justiça do País ao comentar uma notícia em seu programa, o Café com Jornal, que vai ao ar todos os dias naquela emissora.  A reação da categoria foi imediata e em carta aberta, a Fenassojaf cobrou pedido de desculpas do jornalista à categoria.

A Fenajufe também se movimenta é já iniciou procedimentos para pedido de direito de resposta à emissora. A Assessoria Jurídica Nacional da federação estuda ainda a proposição de  ação indenizatória contra o jornalista e a Band FM.

(Com informações da Fenassojaf)

Pin It

afju fja fndc