fbpx

Fenajufe participa de reunião do Fonasefe

Discussão girou em torno da construção do movimento de luta contra o PLP 257/16 e PEC 241/16

Os coordenadores da Fenajufe, Costa Neto e Júlio Brito, no plantão esta semana, participaram da reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), na sede do Sindicato Nacional Docentes das Instituições de Ensino Superior - Andes-SN – em Brasília. Na pauta, a operacionalização das deliberações da reunião Ampliada do Fórum, acontecida em 10 de agosto.

O encontro aconteceu na quarta-feira (17/8) e entre os encaminhamentos aprovados, está a construção da greve geral como forma de barrar os ataques patrocinados pelo Executivo e Legislativo federais, contra os trabalhadores, na forma do PLP 257/16 e da PEC 241/16.  Mobilizados, os servidores estarão em Brasília em mais um ato nacional.

A próxima reunião do Fonasefe será realizada na terça-feira (23/8), às 9 horas na sede do ANDES-SN, com a seguinte pauta:

1. Informes das Entidades.

2. Caravana à Brasília e próximas ações contra o PLP 257 e a PEC 241.

3. Encaminhamentos. 

Outros encaminhamentos aprovados na reunião da quarta-feira foram:

1.   Buscar o diálogo e articulação com as centrais e movimentos sociais elegendo entidades responsáveis em fazer interlocução para construir uma jornada de lutas comum, visando a greve geral. 

2. Construir uma jornada de lutas comum com as entidades representantes do funcionalismo estadual e municipal. Como também com as entidades de empresas públicas e privadas que estarão em campanha salarial no próximo período. 

3.  As entidades nacionais devem garantir reuniões semanais do Fórum dos SPFs para ir acompanhando de perto as mudanças da conjuntura e elaborar novas orientações. 

4-   Fortalecer a construção dos Fóruns Estaduais do Funcionalismo público federal, estadual e municipal em defesa dos serviços públicos. Construir plenárias unificadas das três esferas nos estados! 

5.   Intensificar o trabalho de pressão sobre os deputados nos estados (chuva de e-mail, visita nos escritórios e residência, produção de material denunciando os que votaram a favor do PL 257 – cartaz/meme com foto) 

6.   Orientar a construção de comissões de mobilização de base em cada categoria para construir a greve geral. 

7.   Atuar pela construção da frente parlamentar pela auditoria da divida publica nos estados ou ingressar onde já existe, em articulação com A Auditória Cidadã da Dívida Pública. 

8.   Participar da construção de frentes estaduais da escola sem mordaça em todo país. 

9.   Realizar grande caravana a Brasília contra o ajuste fiscal ( PLC 257 e PEC 241). Indicativo da data de 13 de setembro de 2016. A definição desta data ocorrerá na próxima reunião do Fonasefe. 

10- Elaborar uma nota política do Fonasefe para constar no relatório da Reunião Ampliada (as entidades coordenadoras prepararão uma minuta e fecharão a nota por e-mail). 

11. Chamar as Entidades do Fonasefe para virem a Brasília no dia 22.8.16 para acompanhamento das votações do Congresso Nacional. 

12. Elaborar um cartaz com nome- partido e estado dos deputados/as que votaram a favor do PLP 257, assinado pelas Entidades do Fonasefe. Entidade responsável: Sinasefe. 

13.Indicar que as entidades façam cartazes por estado com a foto dos deputados/as que votaram a favor do PLP 257. A lista dos deputados/as segue em anexo a esse relatório.

Pin It

afju fja fndc