A convite do Sindijufe/RO-AC, Fenajufe participa de reunião com senador Valdir Raupp

Na terça-feira, 15, pela manhã, por meio do sindicato filiado Sindijufe/RO-AC, a Fenajufe foi convidada a participar de uma reunião com o senador Valdir Raupp (PMDB/RO). Além do diretor do sindicato, Alisson Ribeiro, participaram da reunião os coordenadores da Federação Eugênia Lacerda, Mara Rejane Weber, Tarcísio Ferreira e Ramiro López.

O senador informou à Federação que defende  uma solução negociada para a demanda salarial da categoria. Para ele,  o cenário político e econômico atual, é de extrema dificuldade. 

Os dirigentes lembraram o histórico da luta por reposição salarial e disseram que os servidores nunca se furtaram a dialogar, mas que apesar disso, não houve durante todo esse período, um espaço efetivo de negociação. Afirmaram que o conteúdo previsto no PL 2648/2015, projeto negociado pelo STF com o governo em agosto passado, não passou pelos servidores nem contempla suas reivindicações. Por isso, disseram, “a categoria segue lutando pela derrubada do veto ao PLC 28/2015”.

Além do rebaixamento da tabela prevista no projeto vetado por Dilma, o novo projeto prevê outros pontos já rechaçados pela categoria, como um parcelamento em quatro anos (oito semestres), a absorção supressiva do índice de 13,23%, que vem sendo reconhecido administrativamente e judicialmente, e ao mesmo tempo um reajuste de 25% em parcela única para os cargos em comissão.

Após ouvir os representantes sindicais, Raupp contatou o líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT/MS), solicitando que ele participasse da conversa. Após o contato, o grupo foi recebido pelo senador petista. Raupp exprimiu sua posição por uma solução negociada, com o que concordou Delcídio, apontando para o impasse existente em torno do veto. Os representantes sindicais apontaram que sempre houve abertura ao diálogo e busca de interlocutores para discutir as demandas dos servidores, e reafirmaram a posição da categoria pela rejeição do conteúdo do PL 2648 e pela derrubada do veto ao PLC 28.

Delcídio sugeriu a realização de uma conversa também com o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT/CE), com a participação dos dois senadores. A conversa com os parlamentares ficou sinalizada para a parte da tarde, mas acabou não ocorrendo. À noite, em contato rápido, Guimarães disse que contataria os dois senadores com vistas ao agendamento de um novo encontro.

Fotos: Joana Darc Melo/Fenajufe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *