fbpx

Delegados da XX Plenária aprovam calendário de lutas contra a PEC do teto de gastos

Texto: Leonor Costa
Foto: Guilherme Garcia 

Os trabalhos do sábado (26) da XX Plenária Nacional Extraordinária da Fenajufe encerraram com a votação de parte do plano de lutas que norteará a atuação do movimento sindical do Judiciário Federal e do MPU no próximo período. Após um amplo debate sobre a conjuntura nacional e os desafios impostos à classe trabalhadora com as ameaças encaminhadas pelo governo, os delegados iniciaram a discussão do conjunto de propostas apresentadas no 9º Congrejufe, realizado no período de 27/04 a 1º/05, em Florianópolis.

Vários temas estão contemplados entre os itens aprovados ontem à noite. Propostas específicas da categoria e gerais, de interesse da classe trabalhadora, compõem o conjunto de ações que serão encaminhadas pela Fenajufe e seus sindicatos de base.

Ao final dos trabalhos, os delegados aprovaram o calendário de mobilizações para barrar a PEC 55/2016, que limita os investimentos públicos nos próximos 20 anos. O objetivo é se somar à luta unitária juntamente a outras categorias do serviço público.


A primeira atividade será no dia 29 de novembro, próxima terça-feira, quando a PEC deverá ser votada em primeiro turno no plenário do Senado Federal. Neste dia, os sindicatos devem enviar delegações à Brasília para participar do grande ato público, convocado pelas centrais sindicais e pelo Fonasefe (Fórum de Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais).

No dia 13 de dezembro, quando está prevista a votação da PEC em segundo turno, a Fenajufe e seus sindicatos de base também participarão do dia nacional de mobilização, participando das atividades convocadas pelas centrais e pelo Fonasefe. Para este dia, também deverão ser organizadas caravanas à Brasília para acompanhar os trabalhos de convencimento junto aos senadores, com o objetivo de barrar a PEC do teto dos gastos públicos.

Para avaliar o cenário e definir as ações imediatas para o início de 2017, no dia 18 de fevereiro a Fenajufe realizará a primeira reunião ampliada do ano, com a participação de representantes de cada sindicato filiado.

 

Pin It

afju fja fndc