fbpx

Fenajufe participa de marcha nacional por garantia de direitos da classe trabalhadora

O dia 24 de abril foi marcante para trabalhadores e trabalhadoras, de diferentes segmentos, que estiveram em Brasília participando da marcha nacional de luta contra propostas do Governo Federal que atacam direitos da classe trabalhadora. Mais de 20 mil pessoas se concentraram no estacionamento do Estádio Mané Garrincha e marcharam durante toda a manhã até a Praça dos Três Poderes. No percurso, a marcha parou em frente ao Ministério do Trabalho e Emprego, onde alguns manifestantes fizeram um enterro simbólico do ACE - Acordo Coletivo Especial. Em seguida houve uma concentração em frente ao Congresso Nacional.

Representantes de diversas entidades fizeram uso da palavra no decorrer da marcha, enfatizando as principais palavras de ordem. O Fórum de Entidades Federais, por exemplo, levantou bandeiras como a campanha salarial de 2013 e a anulação da Reforma da Previdência de 2003. Já os trabalhadores do setor privado manifestaram-se contra o Acordo Coletivo Especial, projeto que nasceu na era Fernando Henrique Cardoso e que foi recentemente apresentado para o Congresso Nacional e o Governo Federal pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Quanto aos aposentados, a maior luta é pelo fim do Fator Previdenciário e pelo reajuste com o mesmo índice do salário mínimo para os aposentados que ganham mais do que o mínimo. Houve também outras reivindicações, como a luta por moradia e pela reforma agrária, a titulação das terras quilombolas e a luta dos povos indígenas. A política econômica do Governo foi um dos alvos da manifestação.

Na avaliação do diretor da Fenajufe, Saulo Arcangeli, que participou da coordenação, “a marcha foi muito representativa e envolveu vários setores importantes dos trabalhadores, juventude e movimentos sociais. Demonstrou uma grande unidade em relação à luta contra os ataques do governo Dilma aos direitos dos trabalhadores, que beneficia o agronegócio, os usineiros e os empresários com a desoneração da folha de pagamento”. Também representaram a Fenajufe na marcha os diretores Pedro Aparecido de Souza, Joaquim Castrillon e Antonio Melquíades.

Pin It

afju fja fndc