fbpx

É hora de ir pra cima da tropa de choque do governo Dilma no Congresso Nacional

Por Sheila Tinoco, coordenadora de Comunicação, Cultura, Esporte e Lazer do Sindjus/DF

Este artigo é de inteira responsabilidade do autor, não sendo esta necessariamente a opinião da diretoria da Fenajufe

O fato do líder do governo na Câmara, deputado Afonso Florence (PT-BA), ter feito de tudo para impedir a votação do Reajuste Para Todos na Comissão de Finanças no último 26 de novembro foi a gota d’água. Regido pela batuta do Palácio do Planalto, o deputado do PT assistiu calado aos projetos de reajuste de magistrados e membros do MPU ser aprovados mesmo sem ter dotação orçamentária, mesma situação em que se encontra o nosso.

Aprovar o reajuste de magistrados e membros do MPU significa aumentar o teto e, dessa forma, reajustar, em efeito cascata, os salários de deputados, ministros de Estado e presidente da República. O deputado Afonso Florence passou boa parte da reunião da CFT fazendo marketing próprio de conduta exemplar. Ora, deixemos de hipocrisia, pois o líder do governo tratou os projetos da magistratura e dos servidores de forma completamente distinta.

Tentou derrubar o quórum, tentou retirar o PL 7920 da pauta, obstruiu a reunião e, por fim, pediu vista do projeto alegando desconhecer seu conteúdo. O curioso é que o teor dos projetos da magistratura e dos membros do MPU ele conhecia tão bem que não fez indagação alguma. Enquanto o presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, afirma que ambos os projetos devem ser tratados de forma isonômica, o líder do governo se cala diante da matéria que vai beneficiar seu bolso e grita contra aquele que vai fazer justiça a uma categoria que está sendo devorada pela inflação, que é obra do mesmo governo que ele representa, há oito anos.

Estamos fartos dessas manobras do governo Dilma Rousseff contra o nosso reajuste. Causo nojo como o Partido dos Trabalhadores manobra de forma baixa contra os interesses da Classe Trabalhadora. É uma traição desmedida o que esse governo faz com os servidores públicos que foram responsáveis por levar o PT ao poder. A tropa de choque de Dilma Rousseff formada, entre eles pelo deputado Afonso Florence, não pensa duas vezes antes de prejudicar a luta justa de um servidor público.

O deputado Afonso Florence justificou sua crueldade durante a reunião da CFT dizendo que não podia aprovar um projeto que não conhece. Será que os deputados do PT não conhecem a luta dos servidores que estão desde 2009 no Congresso Nacional tentando aprovar uma recomposição salarial? Será que como veterano da Comissão de Finanças nunca ouviu falar do PL 6613/09, que está na comissão desde 2010? Será que ele nunca leu nada sobre nossa luta pelo reajuste?

Não sejamos ingênuos. O deputado Afonso Florence não pode nos enganar com essa conversa mole de que pediu vista porque não conhece o nosso projeto, mas vai ajudar nas negociações com o Executivo para aprová-lo. Somos gatos escaldados e sabemos que isso não passa de discurso barato. O que o governo tenta fazer, mais uma vez, é nos enrolar e não vamos permitir isso. Não vamos dar sossego ao deputado Afonso Florence até que ele devolva nosso projeto à pauta da CFT. E não podemos dar trégua à tropa de choque do governo Dilma no Congresso Nacional. Precisamos intensificar nossa mobilização e pressão na Câmara.

O PT pode tentar, mas não vai conseguir segurar nossa categoria se ela estiver lutando unida. Precisamos cobrar também do presidente Lewandowski que ele faça o Executivo e o Legislativo respeitarem a autonomia do Poder Judiciário. O reajuste dos magistrados e dos membros do MPU foi aprovado por força da liminar da ministra do STF Rosa Weber ao MS 33186. A mesma decisão cabe ao PL 7920, que não pode ficar para trás. Chegou a hora dos servidores do Poder Judiciário ocupar o Congresso Nacional combatendo as práticas nefastas do PT & Cia.

O Partido dos Trabalhadores, ao qual me filiei décadas atrás, há muito não me representa mais, pois passou a agir para prejudicar a Classe Trabalhadora. Dessa forma, não podia continuar fazendo parte de um partido que dá as costas para as bandeiras dos trabalhadores pelas quais eu sempre lutei. A recente ação do líder do governo para impedir a votação do PL 7920 só reforça a decisão de que fiz a coisa certa ao deixar o PT. Minha única filiação, meu único compromisso, meu único vínculo é com a minha categoria. Reajuste Para Todos já!

Pin It

afju fja fndc