Trabalhadores do TRT5 sugerem mudanças no Programa de Autogestão em saúde

Em reunião realizada nesta quarta (17) com a participação do Sindicato, servidores(as) do TRT5 propuseram uma série de mudanças para o Programa de Autogestão TRT5 Saúde. O encontro foi mediado por Sandro Sales, coordenador do Sindicato e teve a participação das dirigentes Denise Carneiro e Cátia Soares.

Houve críticas ao atual funcionamento do Programa e sugestões de melhorias, como por exemplo que haja um “teto” para o Fundo de Reserva e que os valores estejam em sintonia com a realidade remuneratória dos(as) servidores(as). Foi sugerida ainda uma análise mais criteriosa da sinistralidade, considerando que o Programa não visa o lucro como os planos privados.

Também foram elencadas propostas operacionais, como o credenciamento mais seletivo, e a necessidade de auditoria na utilização para que o pagamento do serviço corresponda efetivamente ao que foi prestado. A reunião trouxe ainda a realidade de hospitais cobrando de servidores resíduo de tratamento.

O encaminhamento aprovado foi que o Sindicato tenha acesso ao PROAD existente sobre o Programa, referido na reunião, para que as propostas ali registradas sejam sistematizadas e a essas acrescentadas as surgidas na reunião. Esse conteúdo será divulgado e apresentado em Assembleia Setorial para avaliação e votação do que deve ser levado à administração do Plano.

O Sindicato está fazendo um levantamento sobre a realidade de outros Programas de autogestão, inclusive sobre como é tratado em outros Tribunais o auxílio-saúde.

Siga acompanhando as nossas atividades! Participe!

Sindjufe-BA – Gestão Unidade na Resistência

Jornalista da Fenajufe