A Fenajufe participou de reunião semanal da Frente Parlamentar Mista em defesa do Serviço Público nesta segunda-feira (03). O encontro virtual tratou dos desdobramentos da reunião anterior ocorrida no dia 27 de março.
A coordenadora Soraia Marca e o coordenador Roberto Policarpo acompanharam o evento.
Mais uma vez, as entidades reiteraram a importância de manter e fortalecer o trabalho da Frente na luta dos direitos de servidoras, servidores e dos serviços públicos. Para reinstalação e funcionamento da organização, além das assinaturas dos parlamentares, é necessário renovar o apoio de contribuição financeira com as entidades.
Conforme informado na reunião passada, a assessora política da Frente, Patrícia Coimbra, apresentou uma planilha com os custos básicos para manutenção e funcionamento efetivo da Frente Parlamentar. Após a exposição do documento foi reforçado o apelo para que as entidades mantenham apoio para viabilizar os trabalhos da Frente em 2023.
Mesmo que sendo voluntárias,foram apresentadas opções de valores para as contrinuições,que podem ser pagas semestralmente e/ou anualmente, observando e respeitando a realidade financeira de cada entidade.
A reunião solicitou o empenho para o fortalecimento da retomada dos debates e assim garantir a continuidade da luta na defesa das categorias do serviço público.
No encontro virtual ficou definido, ainda que, tão logo seja reinstalada,uma das pautas prioritárias a ser tratada pela Frente é a PEC 555 /2006 que cria um redutor da contribuição previdenciária, atualmente descontada das servidoras e dos servidores aposentados, bem como, a efetivação do arquivamento definitivo da Reforma Administrativa (PEC-32/2020).
Participaram da reunião além da Fenajufe, Sisejufe/RJ, Fasubra Sindical, Fenajud, Serjusmig, Cut, FenaPR, Sindifico, CNTE, Andes-PR, Febrafisco, entre outras.
Encaminhamentos
Um e-mail será encaminhado pela Frente às entidades formalizando o valor sugerido como contribuição semestral e/ou anual.
Orientação é buscar assinaturas para a reinstalação da Frente com os parlamentares em seus estados de origem.
As entidades devem divulgar em suas redes sociais, o card com solicitação de adesão à Frente.
Reinstalação da Frente Parlamentar
13 de junho – Auditório Nereu Ramos da Câmara dos deputados.
Joana Darc Melo