Desde 2000, o último dia do mês de fevereiro, é considerado Dia Internacional do Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER), ou Distúrbios Ósteo Musculares Relacionados ao Trabalho (DORT) como são conhecidos, agora, no Brasil.
Foi a primeira vez na história que uma doença profissional (LER) passou a ser considerada como questão de saúde pública mundial.
Os fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença estão relacionados a postura, repetitividade, força, esforço físico, pressão localizada, fatores psicossociais e organizacionais, dentre outros.
Para celebrar a data e chamar a atenção aos cuidados que os servidores devem ter para a prevenção e tratamento da doença, o Sintrajufe-RS, realiza a 8ª Semana de Prevenção da LER/DORT, nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, com o tema: “O Resgate da LER: da História às Propostas Proativas”. Confira a programação no link: http://guby.us/2fbt
Outro exemplo de preocupação com a prevenção das LER/DORT, enfermidade que atinge com frequência milhares de trabalhadores e trabalhadoras, pode ser visto no Boletim Semanal do Sindjus-DF (19/02), que trouxe na capa, uma reportagem especial sobre a doença. A personagem é uma servidora do Ministério Público que, aos 40 anos de idade, vive a angústia de ser obrigada a se aposentar após 19 anos de carreira. É o momento de dar um grito de alerta! Veja a reportagem no link: http://guby.us/72l0
Fonte: Fenajufe